VOLTAR

Chapada dos Veadeiros realiza curso para formar guias turísticos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Gustavo Frasão
14 de Jul de 2014

O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (GO) organizou na primeira semana de julho um curso inédito para formar novos condutores de visitantes na Unidade de Conservação (UC). O evento teve apoio da Associação de Guias e Prestadores de Serviço em Ecoturismo (Servitur) e abordou temas como "Turismo e Sustentabilidade", "Condução Turística" e "Primeiros Socorros".

O objetivo foi atender pessoas interessadas em se capacitar para desenvolver uma nova atividade comercial nos períodos de maior fluxo de visitantes na Chapada dos Veadeiros e demais atrativos do Parque Nacional. Ao todo, 50 novos condutores concluíram o curso e receberam certificação. "Muitos deles estão em processo de cadastramento para obter autorização de atuar no Parque Nacional", explicou Carla Guaitanele, chefe da unidade.

O curso teve carga horária de 154 horas e foi dividido em três módulos. Servidores do Parque, condutores locais mais experientes, professores da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Goiás e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do DF ficaram responsáveis por ministrar as palestras, conciliando a teoria com a prática. O Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (SBF/MMA), Roberto Cavalcanti, também esteve presente e palestrou no encontro.

Necessidade de guias turísticos

Mesmo com o fim da obrigatoriedade de contratar um guia turístico para visitar o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, em todos os feriados prolongados e meses de férias é comum que os turistas aguardem no Centro de Visitantes a chegada de um condutor. Por isso, segundo Carla Guaitanele, é necessário formar novos guias. "Por haver sinalização nas trilhas e nos atrativos do Parque, esses visitantes acabam entrando na unidade, mas sem a desejada experiência diferenciada de visitação", finalizou.

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Protege uma área de 65,5 mil hectares de cerrado de altitude, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d'água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local, e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001. Além da conservação, a UC tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4902-chapada-dos-v…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.