VOLTAR

Casa de Saúde Indígena recebe visita da presidenta da Funai, ministros e representantes de órgãos federais em Boa Vista (RR)

Funai - https://www.gov.br
29 de Fev de 2024

Apresidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, esteve na Casa de Saúde Indígena (Casai), localizada em Boa Vista, na manhã desta quinta-feira (29). A visita fez parte da agenda da comitiva interministerial para a instalação da Casa de Governo em Roraima. O trabalho federal tem por objetivo resguardar, dar melhores condições de saúde e proteção à população Yanomami e Ye'kwana.

Além da presidenta da Funai, a visita contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e do secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba. Representantes de outros órgãos federais também participaram da agenda.

Joenia Wapichana destacou que a Funai está comprometida com o fortalecimento do apoio às ações de saúde voltadas aos povos indígenas. "A Casai é um desafio enorme para a implementação do planejamento de 2024 para resgatar a saúde dos povos indígenas Yanomami. É nessa linha da efetivação, da proteção e da recuperação da saúde que a Funai está junto nessas ações do governo federal", frisou.

A comitiva visitou as estruturas e dependências da Casa de Saúde Indígena. A unidade passará por uma reforma completa. As autoridades ouviram demandas de lideranças indígenas e profissionais da área da saúde que fazem o atendimento ao povo Yanomami. A Casai desempenha um papel fundamental no apoio aos indígenas que necessitam de cuidados prévios e pós-tratamentos especializados em saúde. Cada indivíduo recebe cuidados adequados e personalizados para a sua recuperação.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/casa-de-saude-ind…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.