VOLTAR

Casa de Acolhimento Indígena está com capacidade máxima, diz FAS

Bem Paraná http://www.bemparana.com.br/
28 de Mar de 2018

Um mulheres e três foram impedidas de entrar na Casa de Passagem Indígena (Capai) de Curitiba nesta noite de quarta-feira, 28. Por conta disso, a família passou à noite ao relento. Procurada, a prefeitura encaminhou uma norta, na qual esclarece que o espaço, que funciona na Praça Plínio Tourinho, tem capacidade para atender até 50 pessoas. Com a proximidade da Páscoa, no último fim de semana, muitas famílias chegaram à Capai e a quantidade de indígenas ultrapassou o limite da capacidade do atendimento da unidade.

Coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), a unidade atende indígenas que chegam de todas as regiões, mas a maior demanda de atendimento é de famílias procedentes da reserva de Rio das Cobras, Nova Laranjeiras. Para tentar evitar novas situações como a desta família, a prefeitura afirm que o fluxo de atendimento às famílias indígenas na Capai já vem sendo tratado pela FAS.

No último dia 21, houve uma reunião com no Ministério Público para validar o regimento interno da Capai. Segundo a nota, o tema foi definido como uma providência prioritária, uma vez que as famílias veem desordenadamente em certos períodos, ocasionando superlotação. Na reunião ficou estabelecido que a FAS e as lideranças indígenas iniciariam um processo educativo de orientação para estabelecer o controle do fluxo.

Nesta quarta-feira, 28, a FAS fez contato com os caciques das reservas Rio das Cobras e Ivaí e informou sobre a dificuldade para novos atendimentos. Ainda segundo a nota, a FAS solicitou para que as famílias fosse orientadas para que não venham neste momento a Curitiba com intenção de acolhimento na Capai, pois não existem vagas até que a demanda diminua.

Também foi realizada uma reunião emergencial com os indígenas acolhidos para orientações relacionadas ao fluxo de atendimento. Ficou ainda definido que, para garantir condições de segurança e de atendimento digno à população não será possível realizar novos acolhimentos até que as famílias que encontram-se acolhidas atinjam o período máximo de permanência na Capai (15 dias) e retornem às sua aldeias.

Nesta estiveram presentes: promotores e assessores do Ministério Público Estadual, gerente da Diretoria de Proteção Social Especial da FAS e do Núcleo Regional da FAS Matriz, coordenação da Capai, representante da Funai, diretor da Secretaria de Ação Social do município de Nova Laranjeiras, cacique da reserva indígena de Rio das Cobras, acompanhado de lideranças da reserva e quatro indígenas acolhidos na Capai, sendo três da aldeia de Rio das Cobras (Nova Laranjeiras) e um da aldeia de Ivaí (Manoel Ribas).

http://www.bemparana.com.br/noticia/561417/casa-de-acolhimento-indigena…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.