VOLTAR

Campanha `Y Ikatu Xingu auxilia prefeituras e organizações locais a concorrer a editais

ISA-Socioambiental.org-São Paulo-SP
Autor: Oswaldo Braga de Souza.
18 de Jul de 2005

ISA, Instituto Centro de Vida (ICV), prefeituras e organizações locais realizam parcerias para concorrer a editais do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e do Programa de Alternativas ao Desmatamento e às Queimadas (Padeq). A idéia é estimular novas políticas públicas e criar rede de troca de informações na Bacia do Xingu no Mato Grosso.

Uma das estratégias da campanha ´Y Ikatu Xingu - que tem como objetivo principal preservar e recuperar as nascentes e matas ciliares do Rio Xingu no Mato Grosso - é a implantação de experiências-piloto que possam servir de modelo e referência para novas políticas públicas. Em função do lançamento recente de alguns editais para projetos ambientais, técnicos de várias organizações envolvidas com mobilização estão assessorando algumas prefeituras e entidades locais para elaboração de projetos orientados exatamente nesse sentido.

O Instituto Centro de Vida (ICV) e o Instituto Socioambiental (ISA) firmaram uma parceria com a prefeitura de Marcelândia para elaborar um projeto de recuperação de nascentes que deverá disputar os recursos disponibilizados, em junho, por um novo edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). O ISA, a Sociedade Amigos do Garapu (Saga) e o Sindicato Rural de Canarana fecharam uma outra parceria para apoiar a prefeitura de Canarana na elaboração e possível implantação de um projeto que vai concorrer ao mesmo edital. O Sindicato de Trabalhadores Rurais, o Sindicato Rural e a prefeitura de São José do Xingu também uniram-se ao ISA para concorrer na disputa. Todas as propostas devem ser encamihadas ao FNMA até o dia 5 de agosto.

O ISA está assessorando também a organização Grupo Agroflorestal e Proteção Ambiental (Gapa), de Cláudia, na elaboração de uma proposta, que deve ser enviada até 18 de agosto, para concorrer ao mais recente edital do Projeto Alternativas ao Desmatamento e às Queimadas (Padeq).

"Se os projetos forem aprovados, estarão ocorrendo uma série de iniciativas concomitantes. A partir daí, pretendemos criar uma rede de troca de experiências de recuperação na Bacia do Xingu no Mato Grosso", explica Daniela Jorge de Paula, assessora do ISA. Ela conta que a idéia é ter pessoas e organizações em vários pontos diferentes da região e que eles possam ser multiplicadores das informações. "Cada experiência deve transformar-se num laboratório vivo, uma iniciativa demonstrativa. Estamos fazendo um grande esforço para que as prefeituras e entidades locais acessem os recursos disponíveis para ações de conservação e recuperação da maneira mais rápida possível."

Incra vai realizar diagnóstico nos assentamentos da Bacia

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está contratando consultores para elaborar um diagnóstico econômico, social e ambiental dos assentamentos de reforma agrária localizados na Bacia do Xingu no Mato Grosso. O objetivo é fornecer subsídios técnicos e orientações programáticas ao próprio órgão, às organizações governamentais e não-governamentais na definição de diretrizes, políticas, estratégias e financiamentos a serem aplicados na região. O edital para contratação dos consultores está disponível no site do Instituto de Cooperação para a Agricultura (IICA) - www.iica.org.br - e as pessoas interessadas em participar da seleção podem encaminhar currículos até o dia 20 de julho. A contratação do estudo resulta das articulações feitas no âmbito da campanha 'Y Ikatu Xingu. Os resultados do trabalho serão apresentados em um encontro setorial da agricultura familiar que será organizado pelas entidades integrantes da mobilização e que deve ocorrer no último trimestre deste ano. As propostas elaboradas no evento servirão para embasar o planejamento de ações para fortalecimento da agricultura familiar em toda a Bacia do Xingu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.