VOLTAR

CAIXA apoia financeiramente programa de gestão de unidades de conservação

Agência Caixa de Notícias - http://www20.caixa.gov.br
11 de Dez de 2014

A Caixa Econômica Federal participará do Programa Parcerias Ambientais Público Privadas para a gestão de Unidades de Conservação (PAPP), do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), com aporte financeiro por 48 meses.

O Comitê Gestor do Fundo Socioambiental (FSA) aprovou na última semana o apoio ao programa em mais de R$ 2 milhões. O gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal, Jean Benevides, ressaltou o modelo do Programa PAPP.

"[O projeto] vai desenvolver modelo de gestão dessas áreas envolvendo o setor privado, as organizações sociais e a população do entorno dessas unidades, criando formas de conservação com novas oportunidades de negócios e inclusão socioeconômica, ou seja, buscar uma gestão sustentável necessária para fortalecer a proteção ambiental", afirma.

Além de aproveitar os nativos ambientais de maneira sustentável, o projeto pretende identificar oportunidades de negócios e geração de trabalho e renda para a população e empresas que irão participar das parcerias ambientais

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atualmente 313 Unidades de Conservação são geridas pelo governo federal. Desse total, 112 estão abertas ao público, 140 estão em regime de proteção integral e 173 apresentam atividades de uso sustentável.

As unidades de Conservação são dividias entre Proteção Integral (Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio da Vida Silvestre) e Uso Sustentável (Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural).

O responsável pela gestão dos recursos do programa PAPP é o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), e a estrutura de governança é do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O apoio financeiro é da CAIXA e do Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fundo Socioambiental CAIXA

O Fundo Socioambiental (FSA CAIXA) apoia financeiramente projetos e investimentos de caráter social e ambiental com o objetivo de consolidar e ampliar a atuação da CAIXA no incentivo a ações que promovam o desenvolvimento sustentável, e é composto por recursos correspondentes a até 2% do lucro da empresa.

http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Noticias/Noticia/Default.aspx?newsID=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.