VOLTAR

Caciques viajam para o Xingu com as provas da sua vitória

Folha de São Paulo (São Paulo-SP)
02 de Mai de 1984

As lideranças xinguanas, Megaron, Aritana e Mairauê, retornam à aldeia Cretire com três portarias assinadas pelo presidente da República e pelos ministros do Interior e de Assuntos Fundiários. Os documentos determinam o afastamento do presidente da Funai, Otávio Ferreira Lima; a demarcação da faixa de terra de 15 quilômetros na margem direita do rio Xingu e a demarcação da área do Capoto, região na margem esquerda do rio sagrada aos Kayapó Metyktire.
Com essas portarias, é esperado que os reféns presos pela comunidade indígena sejam libertados, e possam voltar a Brasília. Todos os reféns se encontram com problemas de saúde, fato que acelerou na decisão do governo de acatar as reivindicações dos Kayapó Metyktire.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.