VOLTAR

Cacique expulsa grupo por extração ilegal de madeira

Tribuna de Imprensa-Rio de Janeiro-RJ
29 de Mar de 2006

O cacique Valdir dos Santos, da reserva indígena de Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná, expulsou 20 famílias da etnia caingangue que estavam extraindo ilegalmente araucárias para vendê-las a madeireiros da região. A expulsão é uma vitória de Santos sobre seu rival Vilson Paliano, que liderava as famílias expulsas e reivindicava a liderança da reserva.

Na semana passada o conflito entre os dois grupos provocou o bloqueio de uma rodovia federal e quase levou a um enfrentamento, evitado graças à intervenção da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Procuradoria da República de Guarapuava.

As famílias expulsas de Mangueirinha foram encaminhadas para as reservas de Palmas e Capanema (PR), Ipuaçu (SC) e Nonoai (RS). Elas são acusadas de derrubar pelo menos 100 árvores. A reserva de Mangueirinha tem 17,3 mil hectares e é considerada a principal reserva mundial de araucária.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.