VOLTAR

Bunge estreia terminal no Pará

Valor Econômico, Agronegócios, p. B16
25 de Abr de 2014

Bunge estreia terminal no Pará

Por Bettina Barros
De São Paulo

Após meses de espera pela aprovação de licenças e muitas viagens-teste de barcaça pelo rio Tapajós, a Bunge realiza amanhã o primeiro embarque de soja por seu terminal portuário de Vila do Conde, no município de Barcarena, no Pará. É um marco histórico para a companhia no país: será sua estreia no escoamento de grãos originados no Centro-Oeste pela chamada "Saída Norte", a alternativa mais aguardada pelo agronegócio brasileiro aos portos congestionados do Sudeste.
O primeiro navio partirá para a Europa carregando 60 mil toneladas de soja de Mato Grosso. Na solenidade, estarão presentes o CEO global da Bunge, Soren Schroder, e o argentino Raul Padilla, que substituirá a partir de 1o de maio Pedro Parente como novo CEO da Bunge no Brasil. A presidente Dilma Roussef e o ministro dos Transportes, César Borges, também confirmaram presença.
"Esse é um empreendimento importantíssimo para o Brasil e também para nós", disse Parente em entrevista por telefone ao Valor antes de chegar ao Pará.
Com investimento próprio total de R$ 700 milhões - o maior em seis anos no portfólio de agronegócio e logística no Brasil -, a Bunge dará fôlego a um dos mais aguardados corredores intermodais do país, formado pela BR-163 e pela hidrovia Tapajós-Amazonas. O potencial anual de escoamento fluvial do corredor é de 40 milhões de toneladas de grãos até 2020, com baixa de até 34% no frete desde o Centro-Oeste.
Pela nova rota, os grãos das maiores regiões produtoras seguirão por caminhão pela BR-163, que liga Mato Grosso ao Pará, até a estação de transbordo em Miritituba, distrito do município de Itaituiba, no oeste do Pará, percorrendo uma distância de 1.100 Km. No terminal, a carga será colocada em barcaças que vão navegar o rio Tapajós e chegarão ao Terminal Fronteira Norte (Terfron), em Barcarena, num percurso de mil quilômetros. De lá, será armazenada e embarcada em navios graneleiros de grande porte, rumo ao exterior.
Nesse novo mosaico logístico, a multinacional americana também criou, em outubro passado, uma joint venture de transporte fluvial com a Amaggi - empresa da família do senador Blairo Maggi. A Navegações Unidas Tapajós (Unitapajós) será responsável pelo escoamento de grãos pela hidrovia até Vila do Conde, e construirá 90 barcaças e cinco empurradores.
A maior parte da soja e do milho embarcados em Barcarena seguirá para Ásia e Europa. Até o fim de 2015, o porto paraense será o segundo maior terminal exportador da Bunge Brasil, com capacidade de escoamento de 4 milhões de toneladas/ano, atrás do TGG (Terminal de Granéis do Guarujá), no porto de Santos (SP), que exportou cerca de 8 milhões de toneladas em 2013.
Até agora, a maior parte da soja que chegou a Barcarena foi por meio de travessias de praxe para teste realizadas a partir de Miritituba, conforme manda a Marinha antes da concessão de licenças. Segundo Parente, uma quantidade residual, não informada, subiu de caminhão pela BR-163. O problema, diz o executivo, é que a última licença para que Miritituba comece a operar ainda não saiu.
"A soja está estocada nos silos. Esperamos que em no máximo dez dias isso esteja resolvido Obviamente, é uma fonte de preocupação", diz. "Temos um Plano B que é subir [a soja] pela BR-163, mas a inteligência do processo é subir pelo rio. Um único comboio de 20 barcaças transporta 40 mil toneladas de grãos, o que equivale a mais de mil caminhões por viagem [fora da estrada]", afirma o executivo.
Além da Bunge, outras grandes empresas se posicionaram em Miritituba para fazer o escoamento dos grãos do Centro-Oeste, entre elas Cargill, Hidrovias do Brasil e Cianport. Nenhuma delas, porém, obteve a licença ambiental para iniciar as obras. A expectativa é que, nos próximos anos, o setor privado ligado ao agronegócio invista cerca de R$ 2,3 bilhões somente em instalações de terminais, comboios de barcaças e empurradores para o transporte no rio Tapajós.

Valor Econômico, 25/04/2014, Agronegócios, p. B16

http://www.valor.com.br/agro/3526682/bunge-estreia-terminal-no-para-e-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.