VOLTAR

BR 319 - Tramitação de urgência é aprovado

A Crítica - https://www.acritica.com/opiniao/
20 de Dez de 2023

BR 319 - Tramitação de urgência é aprovado
O Instituto Socioambiental (ISA) emitiu uma nota técnica sob a ótica constitucional socioambiental sobre o projeto, sendo contra a aprovação do PL

acritica.com
20/12/2023 às 09:19.

O Requerimento de Urgência para votação do Projeto de Lei 4.994, que reconhece a rodovia BR-319, que liga Rondônia ao Amazonas, como infraestrutura crítica, "indispensável à segurança nacional e estabelece a garantia de sua trafegabilidade nas condições que especifica", de autoria do deputado Maurício Carvalho (União/RO) foi aprovado na Câmara dos Deputados, ontem, tendo obtido, também, voto favorável do relator da matéria, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM).

Inconstitucional - O Instituto Socioambiental (ISA) emitiu uma nota técnica sob a ótica constitucional socioambiental sobre o projeto, sendo contra a aprovação do PL. "O art. 2o, parágrafo único, e o art. 3o do PL no 4.994/2023 são inconstitucionais e podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade".

Mais impactos - O órgão diz, ainda, que "além de impactos ambientais e sociais não prevenidos ou mitigados, a eventual aprovação do PL geraria intensa insegurança jurídica e financeira ao próprio empreendimento, podendo gerar mais problemas do que soluções".

Elogios - Ao lado do prefeito David Almeida (Avante), ontem, o deputado federal Saullo Vianna (União) não dispensou elogios à ele e disse que "todos os deputados federais" estão empenhados em ajudar o município de Manaus. À coluna, questionado sobre sua posição nas eleições do próximo ano, ele respondeu que o David é amigo e que faz parte do mesmo grupo político que reelegeu o Governador Wilson Lima em 2022. "Vamos continuar juntos em 2024".

https://www.acritica.com/opiniao/br-319-tramitac-o-de-urgencia-e-aprova…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.