VOLTAR

Bispo: Índios não foram consultados

O Globo, Economia, p. 25
03 de Fev de 2010

Bispo: 'Índios não foram consultados'
Movimento indígena prepara manifestações em frente a prédios do Ibama

Jorge Herberth
Especial para O Globo

O presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e bispo prelado do Xingu, dom Erwin Krautler, se declarou indignado com a licença prévia para a construção de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). Ele disse que o ato é uma demonstração de autoritarismo contra a democracia brasileira e um desrespeito ao povo do Xingu.

- Nós continuamos afirmando que as audiências públicas foram só quatro e não têm valor, queremos 27, porque os índios não foram consultados, isso é contra as leis.

Não posso admitir em uma democracia como a nossa, fomos desrespeitados.
Quem não está a favor foi colocado de escanteio para calar o bico - disse Krautler, que se reúne hoje em Brasília com o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco. - Um deles que prefiro não citar o nome afirmou: vocês podem espernear que a coisa vai sair mesmo.

O bispo vai cobrar também a promessa feita pessoalmente a ele pelo presidente Lula, em 22 de junho do ano passado. O presidente Lula garantiu a dom Erwin que não iria permitir que o projeto da usina fosse "empurrado goela abaixo" de quem quer que seja porque o Brasil tem uma dívida muito grande com os atingidos por barragens".

Hoje também está previsto um encontro com a procuradora-geral da República Deborah Duprat.
O Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo Para Sempre anunciou manifestações simultâneas em frente aos prédios do Ibama em Santarém, Altamira e Belém. Desde o início do projeto de Belo Monte, líderes indígenas, movimentos sociais e o bispo denunciam violação do direito à consulta prévia a essas populações.

O Globo, 03/02/2010, Economia, p. 25

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.