VOLTAR

Belo Monte vira alvo de protesto hoje em Brasília

O Globo, Economia, p. 20
12 de Abr de 2010

Belo Monte vira alvo de protesto hoje em Brasília
Manifestação contra usina reúne de índios e ribeirinhos a Cameron. Ministério confirma leilão

Cerca de 700 manifestantes são esperados hoje na capital federal - inclusive o cineasta James Cameron, de "Avatar" - para protestar contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Especialistas preveem muita confusão até o leilão, dia 20. O presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia (Abrace), Ricardo Lima, lança dúvidas sobre a realização do leilão:
- Vai haver muita confusão nos próximos dias. O tom vai subir de todos os lados. O próprio Lula já disse que o leilão vai sair de qualquer jeito.

O Ministério de Minas e Energia confirmou o leilão na data marcada. A marcha contra o leilão passará pelos ministérios de Meio Ambiente, Justiça, Minas e Energia e Desenvolvimento, além do Congresso e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O protesto será realizado por integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de diversos estados, líderes do Parque Indígena do Xingu, além de ribeirinhos e índios da região de Altamira (PA). Eles exigirão o cancelamento da licença prévia e do leilão. Além do deferimento das duas ações do Ministério Público Federal, no Pará, ajuizadas na última quinta-feira - apontando inconstitucionalidade no processo de licenciamento.

Com custo estimado em mais de R$ 19 bilhões, Belo Monte será a maior usina 100% nacional brasileira e terceira maior do mundo. O prazo para inscrição dos consórcios termina quarta-feira.

Por enquanto, está prevista a participação apenas do grupo da Andrade Gutierrez. É possível que um novo consórcio, liderado por Queiroz Galvão e grupo Bertin, entre na disputa

O Globo, 12/04/2010, Economia, p. 20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.