VOLTAR

Base da Funai em Javari é atacada a tiros

Amazônia.org - https://amazonia.org.br
12 de Ago de 2019

Caçadores de animais silvestres deram pelo menos oito tiros contra uma base da Fundação Nacional do Índio (Funai) na madrugada de 19 de julho. O ataque aconteceu no vale do Javari e no momento estava ocupada por cerca de uma dúzia de servidores e indígenas de diversas etnias como kanamaris, marubos, korubos e matís. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo.

Este é o quarto ataque desde 2018 e levou o Exército a fazer uma blitz de emergência na região. O vale do Javari tem 8,5 milhões de hectares e é considerada a região onde mais existem índios isolados.

Os caçadores foram surpreendidos quando deixavam a região pelo rio. As sirenes foram acionadas e os invasores responderam com tiros conseguindo escapar. Ninguém saiu ferido. A terra indígena é visada devido a presença de tracajás, uma espécie de quelônio, e pirarucus.

O Comando de Fronteira Solimões do 8o Batalhão de Infantaria da Selva apreendeu cerca de 300 tracajás e 40 mil ovos com outra equipe de caçadores ilegais dentro da terra indígena dois dias depois do ataque.

https://amazonia.org.br/2019/08/base-da-funai-em-javari-e-atacada-a-tir…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.