VOLTAR

Barreira do Ibama na Serra do Cachimbo coíbe transporte ilegal de madeira no Pará

Ibama
21 de Jul de 2007

A Base Operativa do Cachimbo, montada pelo Ibama em parceira com a Aeronáutica e a Polícia Militar do Pará, próximo à Base Aérea do Cachimbo que fica no limite entre Pará e Mato Grosso, aplicou mais de um milhão de reais em multas no período de 20 de junho até 14 de julho. A operação faz parte do PPCDAM - Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia e foi coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização da Gerência Executiva do Ibama em Santarém.

A equipe de fiscalização autuou desmatamentos e coibiu a exploração e o transporte de madeira ilegal com a montagem de uma barreira numa das principais rotas de fornecimento de produtos florestais para o sul-sudeste do País, a BR-163, que liga Santarém (PA), a Cuiabá (MT).

Dos vinte autos de infração lavrados pela base no período da fiscalização, dez foram por desmatar áreas de floresta amazônica totalizando 674,380 hectares, respondendo por mais de 90% do valor em multas aplicadas pela equipe. Foram apenas quatro autuações por transporte irregular de madeira, o que mostra como a presença da barreira de fiscalização é uma ferramenta eficaz para coibir as ilegalidades no transporte dos produtos florestais.

As ações do PPCDAM continuam, com a instalação de novas Bases Operativas na região oeste do Pará, ao longo das rodovias BR-163 e Transamazônica, com foco nos desmatamentos, mas atuando também contra os demais crimes ambientais. (Ibama)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.