VOLTAR

Barcos transportam vacinas até aldeias indígenas isoladas no AM

G1 AM - g1.globo.com/am
Autor: Luciano Abreu e Iranilson Valente
06 de Fev de 2021

No estado, são quase 7.800 casos confirmados de Covid e pelo menos 101 mortos entre os índios que vivem nas aldeias.

Por Luciano Abreu e Iranilson Valente, Rede Amazônica
06/02/2021 21h22

Em meio à floresta da região Amazônica, equipes de saúde transportam vacinas em embarcações para imunizar comunidades indígenas em aldeias isoladas do Alto Solimões, nos municípios de amazonense de Tabatinga e Autazes.

"Nossa missão é vacinar em média 400 indígenas que vivem numa área de difícil acesso. Temos quatro aldeias, dentro do Igarapé Takana", explica a enfermeira Alcimara Barbosa.

A escola da aldeia dos índios tikuna, virou posto de vacinação.

"Tanto fé em Deus e nessa vacina que vai proteger nós contra o coronavírus na nossa Comunidade. Nossa Senhora Aparecida", disse Manoel Lázaro, líder indígena da região.

A mais de mil quilômetros de distância, no município de Autazes, os índios Mura montaram uma barreira sanitária no acesso à aldeia Pantaleão. A entrada só é liberada com autorização, uso de máscara e álcool em gel.

"Fizemos a barreira, fechamos a nossa aldeia, não entrou ninguém. Passamos um bom perrengue, mas continuamos aqui dentro e, graças a Deus, conseguimos livrar a aldeia desse vírus até um momento", explicou o líder indígena Mura, Fábio da Gama Filho.

No Amazonas, são quase 7.800 casos confirmados de Covid e, pelo menos, 101 mortos entre os índios que vivem nas aldeias do Estado. Os que moram nas cidades não entram no levantamento da secretaria especial de saúde indígena.

O distrito sanitário especial indígena de Manaus abrange 265 aldeias, em 16 municípios. Dos 15.600 índios aldeados, cerca de 9.000 foram vacinados.

"A gente tá fazendo vários momentos em várias aldeias, para que a gente possa fazer uma cobertura cada vez maior dos indígenas, estar presente, para que no menor tempo possível a gente possa cobrir o maior número de indígenas possível", disse Januário da Cunha Neto,coordenador do DSEI/ Manaus.

A vacina também seguiu de barco até a aldeia Soares, para imunizar 23 indígenas.

"Primeiramente Deus e segundo a vacina, isso representa tudo, para cada um de nós cidadão, chefe de família, o mundo inteiro", comemorou o produtor rural Rosane Ezagui, ao ver o imunizante chegando na localidade.

Já na aldeia São Félix, foi montada uma Unidade Básica de Saúde, para onde é levado o estoque de vacina que sai da Central de Abastecimento de Manaus, uma viagem de 150 quilômetros de carro e depois mais 200 quilômetros de barco.

"A gente fica muito triste quando algum indígena adoece, daqui para frente a gente espera que não adoeçam mais e que a gente encontre sempre com um sorriso no rosto", diz a enfermeira Bianca.

Até o momento o Amazonas recebeu 459.420 doses de vacina contra a Covid-19. Na primeira remessa do Ministério da Saúde, o Amazonas recebeu 282.320 doses da Coronavac. No dia 23, outras 132,5 mil doses da AstraZeneca desembarcaram no Estado. No dia 25, o Amazonas recebeu mais 44,6 mil doses da Coronavac.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2021/02/06/barcos-transportam-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.