VOLTAR

Avião combate fogo que já destruiu 7 mil hectares em aldeia indígena de MT

G1- http://g1.globo.com
08 de Ago de 2016

Com a ajuda de uma aeronave, bombeiros e brigadistas tentam combater um incêndio na Aldeia Formoso, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, que teve início há aproximadamente 30 dias. No entanto, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), os bombeiros foram acionados há cinco dias.

A estimativa, com base em dados coletados por um sistema de monitoramente, é de que um total de 7 mil hectares tenham sido queimados.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a linha do fogo que está se alastrando tem aproximadamente 18 km de extensão.

O fogo está alto e atinge a copa das árvores. Por causa da dificuldade no controle das chamas, houve a necessidade de usar o avião, segundo os bombeiros. O trabalho é mostrado em imagens aéreas registradas e divulgadas pelos bombeiros.

A aeronave, que pertence ao Corpo de Bombeiros, tem capacidade para transportar 3 mil litros de água e é usado em conjunto com as equipes que atuam no local do incêndio.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), oito bombeiros e 18 brigadistas tentam controlar as chamas.

Equipes que estão no local estão fazendo um aceiro na tentativa de tentar impedir que as chamas se espalhem. As causas do incêndio, que já prejudicou a comunidade dos índios Pareci, ainda são desconhecidas. Uma perícia deverá apontar os motivos.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, 4 mil hectares de aldeia, que tem 20 mil hectares ao todo, já foram destruídos pelo fogo. As chamas queimaram os canos do sistema de abastecimento de água da região. Com isso, os moradores da região ficaram sem água.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/08/aviao-ajuda-combater-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.