VOLTAR

Audiência apresenta obra de usina

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Autor: HERMES LORENZON
24 de Set de 2002

Encontro, marcado para amanhã, deixa moradores descontentes, pois não analisaram projeto

A comunidade do Alto Vale do Itajaí está descontente com a data da audiência pública sobre a construção da Usina Hidrelétrica Salto Pilão. O encontro está marcado para amanhã, às 19h, em Ibirama.

Conforme os moradores, a Fatma divulgou a data apenas no domingo e não deu prazo para que o projeto fosse analisado com antecedência. O prazo serviria para que ambientalistas, empresários e técnicos da comunidade do Alto Vale avaliassem o projeto da usina, conta a assessora de imprensa da Fundação Estrada de Ferro - Ferrovia das Bromélias (Tremtur), Nídia Maria de Leon Nóbrega Reses. A Tremtur foi uma das instituições que lideraram uma campanha em busca de esclarecimentos sobre a obra que será executada em três municípios da região: Ibirama, Lontras e Apiúna.

Ela lembra que o ideal para analisar o projeto seria um prazo de no mínimo 15 dias. "Como vamos analisar um projeto dessa amplitude em três dias?", questiona a jornalista. Conforme Nídia, a comunidade também exige que novas audiências sejam feitas nos próximos meses. Ela lembra que muitos municípios serão atingidos pela construção da obra.

A diretora-geral da Fatma, Suzana Maria Cordeiro Trebien, disse que a audiência foi marcada para atender a uma reivindicação da comunidade. Ela disse que não há prazo legal para avisar a data deste tipo de encontro. "A audiência exigida por lei já foi realizada em anos anteriores", defende-se Suzana. "Essa é uma audiência concedida por nossa iniciativa", justifica a diretora.

O encontro será para apresentar o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Ele é um resumo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e será apresentado pelo empreendedor em 45 minutos.

A maior acionista do empreendimento é a Votorantim Energia. A empresa garante que não haverá prejuízos ao meio ambiente e que está aberta ao diálogo para discutir o assunto com a comunidade. A audiência acontece no Salão Paroquial da Comunidade Evangélica de Ibirama.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.