VOLTAR

Ato publico em aldeia xucuru marca enterro de lider indigena

Jornal do Comércio
25 de Ago de 2001

A aldeia Xucuru Pe-de-Serra, distante 23 quilometros de Pesqueira, no Agreste, vai parar, hoje, em reverencia ao lider indigena Francisco de Assis Santana, 57 anos, conhecido como Chico Quele. Morto numa emboscada na manha de quinta-feira, ele sera enterrado, as 15h, no local conhecido como Pedra d'Agua, onde tambem estao os restos mortais do cacique Francisco de Assis Araujo, o Chicao, assassinado numa tocaia, em 1998.
Hoje, em Pesqueira, as 9h, indios de varias tribos e representantes de entidades de apoio aos direitos humanos participarao de um ato publico no centro da cidade. A manifestacao pretende denunciar a impunidade na apuracao de homicidios motivados pela disputa de terras na regiao.
Com a morte de Chico Quele, sobe para cinco o numero de vitimas desde 1994, sem nenhum acusado ser levado a julgamento.
Ontem pela manha, o irmao do lider indigena, Antonio Severiano da Silva, esteve no Instituto Medico Legal (IML), no Recife, para providenciar a liberacao do corpo. "Os indios estão revoltados com o que aconteceu. Os fazendeiros e intrusos estao promovendo o genocidio do meu povo."
Segundo o vice-cacique xucuru Jose Barbosa, o Ze da Santa, o clima na aldeia e tenso. Tenho medo da reacao dos povos indigenas ao assassinato de Chico. Todas as liderancas já foram ameacadas de morte por reivindicarmos a posse das nossas terras. Queremos apenas viver dignamente e em paz.
A presidente do Movimento Tortura Nunca Mais, Amparo Araujo, disse que a entidade pretende conseguir a instalacao de cameras de video na aldeia. "Elas serao colocadas em locais estrategicos,como medida de seguranca."
A Policia Federal instaurou inquerito e designou um delegado para cuidar do caso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.