VOLTAR

Artista indígena da etnia Macuxi expõe obra no Centro de Artes da Ufam

Universidade federal do Amazonas https://ufam.edu.br/
Autor: Juscelino Simões
14 de Mar de 2018

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA) realiza no próximo sábado, dia 17, às 18h, a abertura da exposição intitulada 'Jaider Esbell em Manaus'. A exposição conta com as coleções 'Era uma vez Amazônia' e 'Meu avô Makunaima', além de vídeos sobre a vida do artista.

A exposição do artista indígena roraimense (natural de Normandia, no estado de Roraima) ficará em cartaz na Galeria do Centro de Artes até o dia 13 de abril de 2018, com visitações de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h ás 17h. O CAUA localiza-se na Rua Monsenhor Coutinho, 724, no Centro.

A coleção 'Era uma vez Amazônia' é formada por 16 obras que retratam a Amazônia de forma desromantizada, tendo sido exposta, de forma itinerante, por diversos estados brasileiros desde 2016, acompanhada do artista. Já 'Meu Avô Makumaima', de acordo com Esbell, é uma coleção recém-criada, com 15 obras e revela aspectos desconhecidos da saga de Makunaima, que vem a ser Makunaimî, uma entidade diretamente relacionada com a origem da grande floresta e tudo o que nela há. Makunaima é tido como o avô deste artista da etnia Macuxi, que se apresenta como seu neto direto, num posicionamento mítico, poético e político.

Jaider Esbell ficará em Manaus até o dia 4 de abril, disponível para interação com artistas, produtores e comunidade universitária interessada em sua obra. Sua programação ainda está em construção, mas já estão previstos diálogos abertos ao público no próprio Caua e no Museu Amazônico, entre outros espaços da Ufam. Depois de Manaus, o artista segue para Europa para temporada de atividades.

Sobre o artista

Jaider Esbell, nascido em 1979, é natural de Normandia (localizado no nordeste do estado de Roraima), e desde 2009 apresenta-se como artista em diferentes mídias. Terreiro de Makunaima - Mitos, lendas e estórias em vivências é sua obra de estreia, livro premiado pela Bolsa Funarte/MinC de Criação Literária, em 2010. Vencedor de um dos maiores prêmios da arte contemporânea brasileira (Prêmio PIPA, categoria online, 2016), o artista também é produtor cultural independente e possui uma galeria de artes em Boa Vista onde comercializa seu trabalho e de outros artistas.

https://ufam.edu.br/eventos/7806-artista-indigena-da-etnia-macuxi-expoe

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.