VOLTAR

Arthur Virgílio pede fiscalização da Marinha em navios que partem do Amazonas

Agência Senado - www.senado.gov.br
07 de Abr de 2010

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) pediu que a Marinha do Brasil e as Capitanias dos Portos passem a fiscalizar os navios que saem do Rio Amazonas com destino à Europa. Arthur Virgílio lembrou que, no final do mês passado, denunciou que navios estavam contrabandeando água dos rios da Amazônia.

A fiscalização deve se dar no lastro dos navios, afirmou o senador. A sugestão foi feita pelo capitão da Marinha Mercante Celso Couto. A água contrabandeada, de acordo com a denúncia, seria engarrafada na Europa e no Oriente Médio. O senador pediu uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) sobre o assunto.

No mesmo pronunciamento, Arthur Virgílio pediu ao governo federal "um tratamento decente" para o Hospital Universitário Getúlio Vargas, em Manaus. Afirmou também que se tornou sua obsessão a construção do Hospital da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), para o qual destinou emenda parlamentar no valor de R$ 35 milhões.

O parlamentar pediu ainda a votação de proposta de emenda à Constituição (PEC 17/08) que prorroga os incentivos fiscais concedidos para empresas instaladas na Zona Franca de Manaus. Ele pediu que a PEC seja votada com muita discussão, mas com quebra de interstícios, o que apressará sua aprovação.

Arthur Virgílio comemorou a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de projeto que autoriza a criação de mais quatro tribunais regionais federais no Brasil, um deles em Manaus.

No Dia do Jornalista, o parlamentar protestou pelo fato de o jornal O Estado de S. Paulo estar ainda sob censura.

No Dia Mundial da Saúde, Arthur Virgílio informou que recente pesquisa indicou que 82% da população do Amazonas se consideram dotados de boa ou muito boa saúde, apesar de 25% serem portadores de doenças crônicas.

O senador pediu votos de aplauso para a fotógrafa Rute Jucá, que inaugurou sua exposição, Anauê; para o diretor Sérgio Andrade, que começa a filmar, na cidade de Presidente Figueiredo, o curta Cachoeira, um dos 20 contemplados no Edital do Ministério da Cultura; para o jornalista Paulo Ricardo Oliveira, que estreou coluna sobre artes marciais no jornal A Crítica; e voto de pesar pela morte do tenente-coronel Sergio Correia Portella, durante a prova de natação Travessia dos Fortes, no último final de semana, no Rio de Janeiro.

http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=100823&codA…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.