VOLTAR

Área de reserva ecológica de 40 anos é contestada

FSP, Turismo, p. F5
29 de Mar de 2012

Área de reserva ecológica de 40 anos é contestada

DE SÃO PAULO

Criado em 1972, o parque nacional da Serra da Canastra completa 40 anos de existência em meio à discórdia.
Uma das principais reservas ecológicas do país, o parque protege a nascente do rio São Francisco, cachoeiras e espécies animais e vegetais do cerrado.
Apesar de o plano original prever uma reserva de 200 mil hectares (o equivalente a metade da área do município de São Bernardo do Campo), só foram efetivamente implantados 71.500 hectares.
Um projeto de lei tramita, atualmente, para reduzir o tamanho oficial do parque em 70%, transformando a área excluída em monumento natural -estatuto que permite o estabelecimento de propriedades particulares.
O parque é aberto ao público, e o ingresso custa R$ 6,50 para brasileiros. É permitida a entrada de carros, sujeitos a regras estritas de circulação e velocidade -recomenda-se o uso de veículos 4x4, principalmente entre novembro e março, a estação das chuvas.
Entre as principais atrações está a Casca d'Anta, queda-d'água do rio São Francisco com 186 m de altura. Há também dois sítios arqueológicos, em situação precária, com pinturas rupestres e objetos não identificados. O parque aplica multas ao visitante que retira algo ou altera qualquer aspecto do local.

FSP, 29/03/2012, Turismo, p. F5

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/33955-area-de-reserva-ecologic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.