VOLTAR

Área de proteção da Mata Uchôa é ampliada em mais de 150 mil metros quadrados

Diario de Pernambuco - http://www.diariodepernambuco.com.br/
16 de Out de 2013

Resultado das negociações entre o governo do estado de Pernambuco, a Prefeitura do Recife e a sociedade civil organizada, o Refúgio de Vida Silvestre Mata Uchôa (RVS Mata Uchôa), teve seus limites ampliados conforme o decreto no 39.938, publicado no Diário Oficial do estado de Pernambuco do último dia 12 de outubro.

O Refúgio, que exerce forte influência sobre 11 bairros do Recife, numa região habitada por mais de 270 mil moradores, expandiu o seu território de 20 para 171 hectares abrangendo agora, além de mata atlântica, áreas de manguezal e restinga, única região do Estado de Pernambuco a possuir esta associação de ecossistemas. "Este é o fruto do compromisso do governo do Estado com a sociedade civil organizada que desejava esta ampliação há muito tempo", explicou Giannina Cysneiros, superintendente técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Semas.

Ainda conforme Giannina, este processo também se tornou possível devido ao trabalho de elaboração do Plano de Manejo da área, documento este que reúne as diretrizes para a conservação ambiental da unidade de conservação. "Durante a discussão sobre os elementos de composição do Plano de Manejo, o conselho gestor, composto por 12 entidades governamentais e 12 não governamentais, deixou claro que os 20 hectares da área da Mata Uchôa era muito pouco e que este Plano de Manejo deveria contemplar uma área bem maior", revelou a superintendente técnica da Semas.

Entre as localidades que recebem influência, direta e indireta, do RVS Mata Uchôa, estão Ibura, Caçote, IPSEP, Areias, Barro, Tejipió, Estância, Cohab, Jiquiá, Imbiribeira e Jordão.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/10/16…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.