VOLTAR

Área com araucárias gigantes será reserva natural

SPVS - www.spvs.org.br
25 de Jan de 2010

Uma propriedade particular com uma grande porção de Floresta Atlântica nativa em Itaiópolis, Santa Catarina, finalmente estará protegida. Seus novos proprietários, o casal Elza e Germano Woehl Júnior, entraram com o pedido para que ela se torne uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O que torna essa área especial é a presença de exemplares gigantes de espécies de árvores.

O terreno, que mede 56 hectares, contém muitas araucárias, sendo que 72 são gigantes (medindo entre 3,5 e 4,2 metros de circunferência).

Anteriormente, o terreno pertencia a uma empresa de móveis e foi vendida para uma madeireira de Campo Alegre (SC). Germano Woehladquiriu a área no final de 2009. "Compramos e já estamos providenciando a documentação para a criação da RPPN", conta.

Germano também é dono de uma outra RPPN na cidade, que participa do programa Desmatamento Evitado, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). O programa recebe o apoio de empresas que adotam as áreas e repassam um valor mensal aos proprietários que, por sua vez, têm o compromisso de mantê-las conservadas. Neste caso, a propriedade de 200 hectares é adotada desde 2008 pelo HSBC Seguros, o principal apoiador do projeto.

http://www.spvs.org.br/salaimprensa/ler_noticia.php?i=995

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.