VOLTAR

Aprovados em vestibular indígena da Unicamp devem passar por triagem para receber auxílios

G1 https://g1.globo.com/
20 de Fev de 2019

Os estudantes aprovados no primeiro vestibular indígena da Unicamp e que realizam matrícula presencial nesta quarta-feira (20) irão passar por uma triagem sócio-econômica para receber os auxílios prometidos pela instituição.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), professora Helena Altmann, a expectativa é de que todos os estudantes aprovados através da seleção sejam contemplados, porém, haverá uma triagem com assistentes sociais para verificar a necessidade de cada um.

Segundo Helena, os alunos foram notificados por telefone de que passariam por esse processo logo após o anúncio da aprovação e que estão cientes dos documentos de comprovação necessários para a triagem.

Moradia
Apesar da garantia de que todos os alunos aprovados teriam moradia na cidade, a forma como o auxílio será concedido ainda é incerta.

Isso porque o número de vagas disponíveis na moradia universitária da Unicamp pode não ser o suficiente para os 66 alunos indígenas que já realizaram a pré-matricula no sistema da universidade e esperados para a etapa presencial.

A solução para aqueles que não conseguirem uma vaga nas residências estudantis disponibilizadas pela Unicamp no distrito de Barão Geraldo, de acordo com a coordenadora, é a concessão de um auxílio-moradia no valor de R$428,75.

Os alunos que estiverem matriculados em cursos dos campi de Limeira (SP) e Piracicaba (SP) também receberão o valor em dinheiro, já que as cidades não possuem moradia estudantil cedida pela universidade.

Auxílios
Além da moradia, outros auxílios serão disponibilizados aos alunos aprovados no vestibular indígena e que atenderem aos critérios sócio-econômicos de seleção.

São eles o Benefício de Isenção da Taxa de Refeição (BITA) que permite que o estudante utilize de forma gratuita o Restaurante Universitário no café da manhã, almoço e jantar, a Bolsa Auxílio-Social no valor de R$678,81 + reembolso do transporte e a Bolsa Auxílio Instalação, destinada às primeiras despesas do calouro e que deve ser depositada aos aprovados até a sexta (22) segundo previsão da coordenadora.

Orçamento
De acordo com Helena, desde 2017 a universidade concede auxílios a todos os estudantes que passam pela triagem do SAE. Para este ano, segundo ela, o orçamento já previa a chegada dos ingressos pelo vestibular indígena e o número de bolsas foi ampliado para que todos pudessem ser contemplados.

A expectativa do serviço é de que todos aqueles que precisarem sejam novamente atendidos.

Grupo de dez chegou há uma semana
Dez estudantes da cidade mais indígena do Brasil, São Gabriel da Cachoeira (AM), aprovados no primeiro vestibular indígena da Unicamp chegaram na noite desta quinta-feira (14) a Campinas (SP). Após uma longa, inédita e emocionante viagem, eles foram recepcionados no campus da universidade por veteranos que montaram um grupo de apoio para ampará-los até o início das aulas, dia 27 de fevereiro.

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/02/20/aprovados-em…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.