VOLTAR

Após pressão de povos, senador recua e retira PEC que prevê arrendamento de terras indígenas

O Globo - https://oglobo.globo.com/
29 de Nov de 2024

Após pressão de povos, senador recua e retira PEC que prevê arrendamento de terras indígenas

Rodrigo Castro

29/11/2024

Após pressão do movimento indígena, reunido há 32 dias em Roraima, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) deu entrada em um requerimento para retirar a PEC 36, de sua autoria, que prevê o arrendamento de terras indígenas.

O parlamentar se reuniu com lideranças na comunidade Sabiá, na terra indígena de São Marcos nesta sexta-feira, quando prometeu recuar da proposta. O senador justificou que a ideia era ajudar os povos.

A proposta previa alterar o artigo 231 da Constituição, para estabelecer que "as terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas fossem destinadas a sua posse permanente, cabendo a eles o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes".

Durante posicionamento, líderes indígenas disseram que não precisam de leis para produzir, muito menos arrendar o território para projetos, o que só tem causado poluição e doenças. Deram como exemplo a luta dos Guarani Kaiowá em Mato Grosso do Sul, que estão morrendo e sem água potável para consumo.

O grupo, no entanto, afirmou que vai permanecer mobilizado até que o senador Hiran Gonçalves suspenda a PEC do marco temporal e atenda ao pedido de dialogar pessoalmente com o movimento.

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2024/11/apos-pressao-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.