VOLTAR

Antropólogo Mércio Gomes é o novo presidente da Funai

Amazônia.org.br-Amigos da Terra-S. Paulo-SP
Autor: Maurício Araújo
04 de Set de 2003

Nomeação desagradou organizações que desejavam um presidente indígena; artigo científico atribuído a Gomes apresenta diversas críticas ao PT

Mércio Pereira Gomes é antropólogo, tem 52 anos e integra o corpo docente da Universidade Federal Fluminense - UFF. Concluiu o doutorado na Universidade da Flórida e já trabalhou com Darcy Ribeiro. Durante suas pesquisas estudou as etnias Tenetehara, Guajajará, Awá Guajá, Parakanã, Assurini, Arawete, Avá-Carnoeiro entre outras. Suas principais obras são O Índio na História (2002), The Indians and Brazil (2000) e Darcy Ribeiro (2000).

Na administração pública Gomes atuou na Secretaria de Educação e na Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro entre 1991 e 1994 durante o governo de Leonel Brizola. Mais recentemente desenvolveu um trabalho para a Prefeitura de Petrópolis, onde era responsável pela elaboração do projeto da Universidade Livre de Petrópolis. Gomes também atuou como consultor de grandes empresas como a Furnas, Eletrobrás e Companhia Vale do Rio Doce em empreendimentos que afetavam populações indígenas.

Indicação polêmica
Após o surgimento de rumores de que Gomes seria nomeado, algumas organizações indígenas se colocaram contra a indicação. A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB divulgou ontem uma carta aberta, onde expressa claramente sua insatisfação com o fato do novo presidente não ser indígena. A COIAB e mais sete organizações indígenas haviam se reunido com o Ministro da Justiça na semana passada para pedir a nomeação de Antônio Apurinã para a presidência da Fundação.

Críticas ao PT
Na carta também é citado um artigo atribuído a Mércio Gomes, onde o autor faz diversas críticas ao Partido dos Trabalhadores. Este artigo circulou por e-mail durante o dia de anteontem mas sem identificação de onde havia sido publicado. A reportagem do Amazonia.org.be encontrou o referido artigo publicado na revista eletrônica de ciência política Achegas.net editada no Rio de Janeiro e dirigida por Aluisio Alves Filho.

No artigo intitulado "Encanto e Cautela com o PT" e publicado na penúltima edição, o autor afirma que : "Em cada estado brasileiro onde esse partido tem visibilidade e posicionamentos políticos definidos, e até naqueles onde ele nunca chegou a se erguer com viabilidade político-eleitoral, despontam marcas de negatividade no seu comportamento político. O PT tem demonstrado ser autocentrado, totalizante, manipulador de eventos políticos, crítico de oportunidade, infirme para com parceiros, internamente divisionista e ilusionista para com os anseios populares."

O autor desenvolve no artigo de 17 páginas a idéia de que "não se pode confiar que o PT é o partido que melhor pode representar os anseios do Brasil e as necessidades de ascensão do povo brasileiro" e que este caráter "autocentrado, totalizante e manipulador do PT" está no DNA do partido e pode ser explicado analisando-se a sua formação.

Posse
Mércio Gomes assume o lugar deixado por Eduardo Aguiar de Almeida, exonerado em 15 de agosto. A posse do 33o presidente da Funai foi marcada para segunda-feira, dia 08 de setembro às 15 horas na Sala de Retratos do Ministério da Justiça.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.