VOLTAR

Ângela Portela anuncia criação do Instituto Federal indígena

Folha BV- http://www.folhabv.com.br
18 de Ago de 2014

A senadora Ângela Portela (PT), candidata ao Governo de Roraima pela coligação "É Pra Frente Que Se Anda", visitou, no sábado, 16, as comunidades indígenas da região do Surumu, no Município de Pacaraima, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Lá ela anunciou a implantação, em Roraima, do primeiro Instituto Federal Indígena do país.

"Consegui, junto ao Ministério da Educação, a implantação do Instituto e um campus pode ser construído aqui na região. Assim, técnicos agrícolas e ambientais serão formados dentro das próprias comunidades", anunciou a candidata.

Ela visitou a comunidade do Barro, antigo nome da Vila Surumu, sendo recebida por moradores e tuxauas da região. Lá ela falou sobre seu histórico de luta pelo povo indígena. "Levei nossas lideranças indígenas a Brasília, para as discussões do Plano Nacional de Educação, para que suas necessidades fossem ouvidas e atendidas", frisou.

Os tuxauas falaram sobre a falta de comprometimento do atual governo com o desenvolvimento das comunidades e pediram atenção da candidata. "A produção, a educação e a saúde indígena serão prioridades em minha gestão. Como governadora, terei o poder de executar grandes projetos, de fazer as coisas acontecerem rapidamente aqui. As comunidades têm mais de 70 mil cabeças de gado e são grandes produtores agrícolas, principalmente de melancia. Precisamos aproveitar este potencial, oferecendo infraestrutura e assistência técnica", disse.

Ângela visitou, ainda, as malocas Taxi I, Taxi II e Canta Galo. O dia no Surumu foi finalizado com uma grande caminhada na comunidade Contão. "Fico muito feliz por ter sido recebida com tanto carinho. Sou a primeira candidata a vir ao Surumu na agenda de campanha. Isso deixa claro meu forte compromisso com os indígenas de nosso Estado, com um projeto de desenvolvimento que os considere e inclua-os", destacou Ângela.

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=173373

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.