VOLTAR

ANA deve dar parecer esta semana sobre pedido de SP

O Globo, País, p. 5
20 de Mar de 2014

ANA deve dar parecer esta semana sobre pedido de SP

SILVIA AMORIM
silvia.amorim@sp.oglobo.com.br

A Agência Nacional de Águas (ANA) deve concluir ainda esta semana um parecer técnico sobre a viabilidade da captação de água do Rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, para abastecer o Sistema Cantareira, em São Paulo, quando este estiver em baixa. Técnicos do setor hídrico do governo federal avaliam que é possível autorizar o governo paulista a fazer a captação. Como o Paraíba do Sul é um rio federal, ontem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para fazer o pedido.
- Ao utilizar a vazão mínima do Paraíba do Sul, o estado do Rio já capta tudo o que precisa para abastecer a população fluminense. Não parece ser um problema tirar 5m³ de um rio cuja vazão mínima é 120m³ - avalia um técnico.
O plano de Alckmin já está sendo estudado pela ANA. A avaliação de técnicos que trabalham no assunto é que como metade da água que o Rio usa do Paraíba do Sul é utilizada no tratamento de esgoto, um desvio de uma pequena parte desse recurso para outro estado não teria potencial de causar prejuízos para o abastecimento da população fluminense.

'Vamos buscar uma solução em que ninguém seja prejudicado'
Ministra quer garantir segurança hídrica; para minc, impacto será 'brutal'

Presente à reunião de anteontem entre a presidente Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse ontem ao GLOBO que o governo vai avaliar a proposta do paulista para buscar solução que resolva o problema de São Paulo sem prejudicar os outros estados que se beneficiam da bacia do Rio Paraíba do Sul. Além de São Paulo e Rio, Minas também usufrui parte dessa água.
- A postura do governo federal é buscar uma solução em que ninguém seja prejudicado, uma solução colaborativa e construtiva. Estamos discutindo segurança hídrica na região econômica mais importante do Brasil: São Paulo, Rio e Minas. Vamos buscar uma solução que garanta a segurança hídrica dos três estados - disse Izabella.
O plano de Alckmin é uma espécie de backup que só será usado quando o Sistema Cantareira estiver com menos de 35% de sua capacidade, o caso atual. Se aprovado, o projeto deve levar de 12 a 14 meses para ser implementado. O governador manifestou sua intenção de começar as obras no segundo semestre.
Além da questão hídrica, a energética também será avaliada. Para isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também deverá apresentar um parecer. Mas a área técnica do setor hídrico antecipa que o impacto elétrico do projeto seria "insignificante".
Para o ex-ministro do Meio Ambiente e ex-secretário do Ambiente do Rio, deputado Carlos Minc, no entanto, se for aprovada a captação de água do Paraíba do Sul, o impacto ambiental "será brutal". Ele aponta que a retirada de parte da água do rio resultará num aumento na concentração de poluentes na água, ameaçando a fauna.
- Se o volume de um rio é reduzido, a concentração de poluentes lançados legalmente nele aumentará. Além disso, impactará brutalmente na navegação e na pesca - disse Minc.

O Globo, 20/03/2014, País, p. 5

http://oglobo.globo.com/pais/agencia-de-aguas-deve-concluir-esta-semana…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.