VOLTAR

América do Sul: recorde de radiação ultravioleta

O Globo, Sociedade, p. 26
09 de Jul de 2014

América do Sul: recorde de radiação ultravioleta
Índice detectado nos Andes é quase quatro vezes maior que o ' extremo', semelhante ao de Marte

Renato Grandelle

Pesquisadores americanos e alemães mediram nos Andes bolivianos o mais alto nível de radiação ultravioleta (UV) já registrado no planeta. O índice, visto no dia 29 de dezembro de 2003, chegou a 43. A partir de 11 na escala, a radiação já é considerada extrema.
As medições foram realizadas entre 2003 e 2004 por uma equipe coordenada pela Nasa, que estudava eventuais semelhanças entre as condições ambientais de regiões de altas altitudes dos Andes e o estágio inicial da superfície de Marte. Os dosímetros, aparelhos que medem a radiação, foram colocados no cume do vulcão Licancabur (cuja altitude é de 5.917 metros) e na vizinha Laguna Blanca (de 4.340 metros).
Autora-chefe da pesquisa, Nathalie Cabrol destaca que o índice recorde foi registrado a apenas 2,4 mil quilômetros do Equador, e não na Antártica, onde o buraco na camada de ozônio é um problema há décadas.
- Esse índice histórico foi visto nos trópicos, em uma área onde há pequenas cidades e vilas - destaca. - Procurávamos condições análogas às de Marte e encontramos mais semelhanças do que esperávamos.
A intensa radiação coincidiu com outras circunstâncias que podem aumentar o índice ultravioleta, como a destruição do ozônio pelo aumento de aerossóis - uma consequência das tempestades sazonais e de incêndios na região. Além disso, uma grande explosão solar ocorreu apenas duas semanas antes do registro recorde observado pelos pesquisadores.
- Embora esses eventos não estejam diretamente relacionados às mudanças climáticas, eles são amostras do que pode ocorrer se houver um enfraquecimento global da camada de ozônio - alerta Nathalie - A alta exposição aos raios UV prejudica toda a biosfera, e não apenas os humanos. Ela afeta o DNA e a fotossíntese, entre outros processos.
Em nota, David Black, diretor do Instituto Seti (EUA), também envolvido no estudo, ressaltou que ele é "um excelente exemplo de como a astrobiologia, que está envolvida com a compreensão da atmosfera de outros planetas, pode ser pertinente às preocupações contemporâneas da Terra".
Os resultados da pesquisa foram publicados no jornal "Frontiers in Environmental Science".

O Globo, 09/07/2014, Sociedade, p. 26

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cordilheira-dos-andes-registr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.