VOLTAR

Águas irregulares em Terra Indígena

Funai Ceará - http://funaiceara.blogspot.com/
03 de Nov de 2011

Na manhã de hoje, quinta-feira (03/11/2011), integrantes das comunidades indígenas Tapeba realizam manifestação na BR-222, em local próximo ao Centro de Treinamento e Extensão (CETREX / EMATERCE), em Caucaia/CE.

O objetivo da ação é chamar a atenção do Poder Judiciário Cearense, imprensa, instituições públicas e de toda a sociedade para as irregularidades cometidas pelo Governo do Estado do Ceará, através de iniciativas da SDH-Secretaria de Recursos Hídricos, responsável direta pela instalação do empreendimento denominado "Eixão das Águas", junto com a SEMACE-Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará, órgão que licenciou o referido empreendimento.

A manifestação deverá apontar as diversas irregularidades cometidas, tomando como base a ausência de observância à legislação vigente que garante aos povos indígenas o direito de consulta prévia, livre e detalhada acerca de empreendimentos que venham a afetá-los.

Outra intenção da manifestação é demonstrar a inconsistência no processo de Licenciamento Ambiental desse empreendimento, que acintosamente não incluiu a realização dos Estudos do Componente Indígena - parte integrante necessária dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA.

Infelizmente há uma previsão de que pelo menos 100 hectares já tenham sido desmatados no interior da Terra Indígena Tapeba, por meio das empresas que integram o consórcio "Gavião X Pecém".

A referida Terra Indígena, que se encontra na fase final de análise técnica por parte da FUNAI-Fundação Nacional do Índio, deverá ser publicada nos Diários Oficiais da União e do Estado do Ceará nas próximas semanas.

Tais estudos que identificam e delimitam a Terra Indígena Tapeba, contaram com a participação do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Caucaia, cumprindo a determinação do STJ-Superior Tribunal de Justiça, o que por si só demonstra a incoerência do Governo do Estado em relação à pretensão de instalação desse empreendimento.

Os indígenas pretendem impedir o funcionamento de máquinas no local e poderão inclusive - caso não sejam atendidos - bloquear o trânsito de veículos na altura do Km 14 da BR-222, na localidade de

SERVIÇO

Evento: Manifestação Indígena contra instalação de empreendimento em Terra Tapeba
Local: Km 14 da BR-222, em Paumirim, Caucaia/CE (próximo ao CETREX/EMATERCE)
Data: 03 de novembro de 2011
Hora: a partir das 08h00
Contatos: Dourado Tapeba (8881-6672), Gabriel Tapeba (8753-8353) ou Iolanda Tapeba (8876-0914)

http://funaiceara.blogspot.com/2011/11/manifesto-tapeba.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.