VOLTAR

Agência da ONU divulga nota em solidariedade a indígenas após morte de Terena e pede punição

ONU - http://www.onu.org.br/
05 de Jun de 2013

A ONU Mulheres, agência líder da ONU no tema da igualdade de gênero, divulgou nesta terça-feira (4) uma nota pública afirmando "profundo pesar" após a morte do índio terena Osiel Gabriel, de 35 anos, durante uma ação policial de desocupação da Fazenda Buriti, no Mato Grosso do Sul, na última quinta-feira (30).

De acordo com as informações divulgadas pela Agência Brasil, além de Gabriel, mais três índios com ferimentos leves e um policial ficaram feridos durante o confronto e foram atendidos no Hospital Beneficente Elmíria Silvério Barbosa.

"A ONU Mulheres se solidariza com o povo indígena e lamenta a morte de um indivíduo na luta por acesso à terra", destacou a organização, que lembrou ainda que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prometeu "rigor" na apuração do ocorrido.

"A ONU Mulheres deposita sua confiança no sistema democrático de justiça no Brasil. Esperamos que as autoridades brasileiras descubram, julguem e condenem os responsáveis por este crime brutal, com as penas previstas na lei, reafirmando o seu comprometimento com o fim da violência contra os indígenas no país e pelo direito que eles usufruam das terras que lhes pertencem", concluiu a nota.

http://www.onu.org.br/agencia-da-onu-divulga-nota-em-solidariedade-a-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.