VOLTAR

Adolescente indígena suicida-se com camisa

O Progresso - Dourados - MS
Autor: Josandro Depieri
24 de Mar de 2001

Depois de uma suposta discussão com uma pessoa de sua família, o adolescente Wagner Fernandes, 14 anos, que residia na Aldeia Bororó, tirou a própria vida no último domingo, possivelmente por enforcamento. Seu corpo foi encontrado ontem, por volta das 10h, já em adiantado estado de decomposição.
A Polícia Civil foi informada por representantes da Funai, quando uma equipe compareceu no local indicado acompanhada da Perícia Técnica. No local, a aproximadamente 1.500 metros da Escola Agostino Fernandes, a vítima encontrava-se caída de costas apresentando um pedaço de camiseta próximo ao pescoço e outro pedaço atado em uma árvore nas imediações.
Enquanto a perícia realizava os levantamentos habituais, a equipe de policiais constatou com o indígena Jorge Fernandes, tio da vítima, que na manhã do último domingo, Wagner teria discutido com uma pessoa da família e saiu sem dizer para onde iria.
Ontem, a indígena Celina Benites andava pelas imediações e devido ao odor exalado no local, acabou encontrando o corpo do adolescente, já em adiantado estado de decomposição.
Um inquérito policial está sendo instaurado para apurar as causas da morte do adolescente. A polícia aguardará agora o laudo dos exames necropsiais e ouvir as testemunhas.
O chefe do Posto da Funai, na Aldeia Bororó, Juraci Andrade não vê perspectivas para amenizar a situação (violência e fome) em que se encontram as duas aldeias - Bororó e Jaguapiru -, uma vez que não existe nenhum tipo de trabalho preventivo para evitar as tragédias que envolvem os índios da reserva em Dourados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.