VOLTAR

Ação desarticula criadouro clandestino de aves

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: ICMBio
14 de Mar de 2019

Ação desarticula criadouro clandestino de aves
14 de Março de 2019, 09h50

Fiscais e policiais federais e da Força Nacional encontraram 300 aves em criadouro próximo aos limites do Parque do Iguaçu, que seriam vendidas ilegalmente.

Os agentes de fiscalização do Parque Nacional do Iguaçu, em parceria com a Policia Federal e policiais da Força Nacional, flagraram um criadouro clandestino de aves. Eles encontraram em torno de 300 animais, aproximadamente 250 aves nativas e exóticas, além de nos recintos e gaiolas constatou-se falta de higiene, comida e água, e indícios de maus tratos, sendo inclusive encontradas aves mortas. A ação ocorreu no dia 11 de março no Distrito de Alto Faraday, próximo ao limite da Unidade, no município de Capanema no Paraná.

O foco da ação era um criadouro clandestino de aves, silvestres nativas e exóticas, que segundo a denúncia, o responsável capturava os animais para o tráfico e comércio ilegal desses animais. No momento da ação, o proprietário fugiu. Dentro da residência foram encontrados 11 pássaros silvestres nativos, alguns com sinais de captura recente, e um deles com anilha com sinais de adulteração.

No local, além das aves silvestres e exóticas, foram encontradas aproximadamente 42 gaiolas, 6 caixas para transporte de diversos tamanhos e armadilhas para captura de pássaros. Todo material foi apreendido. De acordo com investigações, parte das aves seriam vendidas em Concórdia e Florianópolis.

As espécies silvestres nativas foram encaminhados ao Zoológico da Faculdade de Veterinária da UNISEP em Dois Vizinhos-PR. A Polícia Militar Ambiental do Paraná (Força Verde) também foi acionada para as providências em relação as irregularidades de funcionamento do estabelecimento sem as devidas licenças e autorização do órgão ambiental competente.

O responsável, devidamente qualificado posteriormente, responderá administrativamente pela conduta infracionária, e deverá responder a Inquérito Policial pelos crimes de Maus tratos e tráfico de animais.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10238-acao-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.