VOLTAR

71 contêineres de lixo estão de volta ao Reino Unido

OESP, Metrópole, p. C8
24 de Ago de 2009

71 contêineres de lixo estão de volta ao Reino Unido
Carga exportada ao Brasil chegou ontem; outros 18 serão recebidos

Os 71 contêineres com lixo britânico, exportado ilegalmente ao Brasil, chegaram ontem ao Porto de Felixstowe, no Reino Unido, de acordo com a Agência de Meio Ambiente britânica. Outros 18 contêineres estão em uma embarcação que deve chegar ao país na terça-feira.
Os contêineres com lixo de duas empresas inglesas chegaram ao Brasil com documentação falsa. Eles estavam etiquetados como plástico reciclável, mas continham restos de materiais médicos e domésticos, incluindo baterias, seringas, preservativos, fraldas e remédios vencidos.
A Agência de Meio Ambiente de, Reino Unido começou uma investigação para descobrir como as 1.400 toneladas de lixo foram enviadas para o Brasil. As autoridades vão desinfetar os contêineres para examinar seu conteúdo e depois uma empresa especializada destruirá o lixo.
Andrew Higham, diretor da unidade de crimes ambientais da Agência do Meio Ambiente, disse que o Reino Unido luta para acabar com o comércio ilegal de lixo. "0 país assumiu uma forte liderança mundial para acabar com o comércio ilegal de lixo, com o objetivo de proteger as pessoas e o meio ambiente", disse ele à BBC. "Não vamos permitir que nosso lixo seja despejado em países em desenvolvimento." Pela lei britânica, o país pode exportar restos de materiais apenas para reciclagem, um mercado que vem crescendo bastante nos países em desenvolvimento.
No fim de julho, três homens foram presos na cidade de Swindon , no sul do Reino Unido, onde se localizam as empresas envolvidas no caso, mas eles foram libertados após o pagamento de fiança. A pena máxima por exportar lixo ilegalmente é uma multa sem teto predefinido ou até dois anos de prisão.
Ainda em julho, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou que estudava alguma sanção internacional contra duas empresas britânicas acusadas da exportação do material para o Brasil - a Worldwide Biorecyclables e a UK Multiplas Recycling.
Os 89 contêineres com lixo chegaram aos portos de Santos (SP), do Rio Grande (RS) e à alfândega de Caxias do Sul (RS). A fraude foi descoberta no Porto do Rio Grande, que apreendeu, em junho, lixo de uma das empresas.
O Ibama aplicou ontem multas de RS 233 mil para a importadora Bes Assessoria e Comércio Exterior Ltda. e a multinacional Mediterranean Shipping Company (MSC) como punição pelo desembarque de 25 contêineres com 680 toneladas de lixo britânico encontrados no Porto de Santos.
A Polícia Federal (PF) determinou a abertura de uma investigação para apurar se as empresas brasileiras envolvidas na importação fazem parte de uma quadrilha internacional especializada em exportação de lixo.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Mine, chegou a vistoriar os contêineres com o lixo britânico no Porto de Santos. Na ocasião, ele classificou a prática como "racismo ambiental". BBC e AP

OESP, 22/08/2009, Metrópole, p. C8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.