VOLTAR

Xavantes cansam de esperar e invadem reserva

OESP, Nacional, p. A5
31 de Jul de 2004

Xavantes cansam de esperar e invadem reserva

Com a morte de duas crianças de 1 ano, índios xavantes acampados perto da BR-158, em São Félix do Araguaia (MT), invadiram ontem a área que ocupavam até serem expulsos, em 1970. Liminar da Justiça de Mato Grosso, ainda não julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), impedia que entrassem na área, embora ela já esteja demarcada como reserva e homologada.

A decisão de invadir deu-se antes do enterro da primeira criança, que morreu dia 29. A segunda morreu ontem e os índios anunciaram que vão construir suas casas ali e invadiram a Casa de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde.

Os 480 xavantes acamparam perto da rodovia por 9 meses. Relatório do administrador da Funai, Edson Beiriz, considera grave sua situação. "Estavam morando em barracas de lona plástica, bebendo água contaminada, sem condições de higiene e saúde." Segundo a Funai, as crianças mortas estavam com pneumonia e desnutrição. Outras duas foram internadas ontem em hospitais próximos.

OESP, 31/07/2004, Nacional, p. A5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.