VOLTAR

Xavante pedindo esmola? O indigenista estranha

Diário do Povo (Campinas/SP)
01 de Fev de 1984

O chefe xavante Alexandre Tsereptse esteve em Campinas solicitando donativos a seu povo. Diante disso, Omar Landi, ex funcionário da Funai em contato direto com os índios, expõe que "o mais preocupante não é ver um Xavante de cidade em cidade tentando obter recursos para a tribo, mas se os Xavante precisam esmolar, o que não estão passando as outras comunidades indígenas no Brasil?".

A explicação do indigenista é baseada na força e consciência política dos Xavante, que, segundo ele, "sabem sobre seus direitos e como conseguí-los" e já derrubaram três presidentes da Fundação. Alexandre Tsereptse aparecer em Campinas, com a carteirinha da Funai, solicitando donativos, preocupa Landi: "por que eles obtiveram documento e carteirinha da Funai para mendigar?".

Os Xavante têm chefes de posto, tratores, colhedeiras, médicos, roças mecanizadas e até tambores de gasolina correspondente à gasolina recebida por todas as tribos do Alto Solimões por semestre. Mas não são os Xavante que estão errados. Eles têm realmente que exigir. É a Funai que está esquecendo seus objetivos. Se os Xavante estão mendigando, como estão aqueles que sequer podem deixar sua aldeia?".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.