VOLTAR

Vizentin recebe comissão da Jornada das Margaridas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
19 de Ago de 2013

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin e o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em unidades de conservação (UC), João Arnaldo Novaes Júnior, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (19) na sede do Instituto em Brasília, com representantes do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e da Jornada das Margaridas 2013, realizada de 17 a 21 de agosto na Capital Federal. A Jornada das Margaridas é uma continuidade da Marcha das Margaridas e tem como objetivo, fiscalizar o andamento das reivindicações.

O presidente do ICMBio, Roberto Vizentin destacou a importância do movimento das quebradeiras de coco. "As quebradeiras de coco se organizaram e foram para a luta. É um movimento articulado, aliado à conservação do meio ambiente. A atividade é viável e um trabalho extremamente pesado e muito digno" destacou Vizentin.

Na pauta do encontro a regularização integral das reservas extrativistas de Mata Grande e Ciriaco, ambas no Maranhão e a do Extremo Norte, localizada no Tocantins. Além disso, também foi reivindicada a criação da Reserva Extrativista de Enseada da Mata, no município de Penalva (MA) e da Reserva Extrativista de Babaçu, no município de Amarante, também no Maranhão, abrangendo as comunidades do Grotão, Pifeiro, Água Preta, Pindarezinho e Mundo Novo.

Para a integrante da comissão da Jornada das Margaridas e do MIQCB, Sandra Regina Monteiro, o encontro serviu para buscar novas soluções. "A reunião reabriu o canal de diálogo entre o movimento das quebradeiras de coco e o ICMBio para tratar de antigas reivindicações e avaliar novas opções para solucionar conflitos existentes", frisou Sandra.

Novos encontros

Como encaminhamento da reunião, o ICMBio irá apresentar para o MIQCB e a comissão da Jornada das Margaridas, ainda nesta semana, um estudo detalhado sobre a situação atual do processo de criação da Resex de Enseada da Mata. Também ficou decidido que em outubro, será realizada uma reunião em São Luís (MA), para discutir a gestão participativa na região.

http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=artic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.