VOLTAR

Viva Maria: Lideranças indígenas defendem manutenção e ampliação de direitos

Rádio Agência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos
28 de Abr de 2017

Viva Maria: Lideranças indígenas defendem manutenção e ampliação de direitos

06:59 Direitos Humanos, Programetes 28/04/2017 - 04h00 Brasília Embed
Apresentação Mara Régia

Em meio a greve geral que acontece hoje (28) em todo o território brasileiro, milhares de lideranças indígenas se despedem de Brasília depois de uma jornada de muito trabalho, luta e resistência. Isso porque já na marcha de abertura na última segunda-feira nossos parentes tiveram que vencer o bloqueio da Polícia Legislativa, que os recebeu com bombas de gás lacrimogênio e tiros de balas de borracha.
Felizmente, na marcha de ontem à tarde, o cenário de guerra em frente ao Congresso Nacional não se repetiu. Nossos parentes, de posse do documento final da 14ª edição do Acampamento Terra Livre, percorreram sem maiores problemas a Esplanada dos Ministérios.
Na altura da Catedral de Brasília, Viva Maria encontrou-se com a ambientalista Adriana Ramos, que integra o coletivo do Instituto Socioambiental - ISA . Na oportunidade, Adriana compartilhou suas melhores expectativas em relação ao trajeto da marcha.
Tão atento quanto o olhar dos policiais que vasculhavam bolsas e sacolas à procura de algo que colocasse em risco a segurança dos participantes, os olhos de um drone nas mãos do estudante Iury Noronha da Faculdade Estácio de Belém do Pará, chamou a atenção.
Na carona do drone do Iury, Viva Maria acompanhou a marcha que se deteve na portaria do Ministério da Saúde onde a coordenação da Articulação dos Povos Indígenas protocolou documentos com uma lista de reivindicações e continuou até o Ministério da Justiça para registrar a entrega do documento final da 14ª edição do Acampamento Terra Livre.
Dorigo do Povo Tukano traduziu resumidamente o texto final dos documentos. Confira.

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2017-04/v…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.