VOLTAR

Villas Boas pedirá a subordinação da Funai à Presidência

Folha de S. Paulo (São Paulo - SP)
19 de mai de 1977

O sertanista Orlando Villas Boas anunciou que pedirá, em seu depoimento para a CPI do Índio, que a Funai seja desvinculada do Ministério do Interior e subordinada diretamente à presidência da República. Villas Boas afirmou que a luta pelos direitos indígenas está se tornando cada vez mais inglória devido aos conflitos contra poderosos grupos econômicos.
Em Manaus (AM), um vereador do MDB leu na Câmara Municipal uma carta de denúncia, enviada por um índio, a respeito da exploração e dos abusos sofridos na região do Alto Rio Negro. Em Brasília, outra denúncia foi feita, dessa vez por um xavante, sobre o comportamento do chefe do posto indígena, Jamiro Arantes. Segundo a denúncia, Jamiro Arantes bebe muito, dispara tiros na aldeia e não respeita as mulheres.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.