VOLTAR

Verdes arrancam promessas, mas não dão apoio a ninguém

FSP, Poder, p. A19
16 de Out de 2010

Verdes arrancam promessas, mas não dão apoio a ninguém

Cartas do PT e do PSDB abrem caminho para Marina se declarar neutra e dizer que contribuiu com o 2 turno. Depois de se reunir com emissários de Dilma e Serra, Sirkis afirma que os compromissos não definirão rumo da sigla

Bernardo Mello Franco - de São Paulo
Claudio Angelo - de Brasília

Após arrancar compromissos de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) com a agenda ambiental de Marina Silva, o PV informou ontem que a adesão às propostas não definirá o rumo do partido no segundo turno.
Na prática, isso abre caminho para ela se declarar neutra -ou "independente", como tem repetido a aliados- e afirmar que deu sua contribuição ao debate sem ter que apoiar um dos candidatos.
Esta é a tendência apontada pela maioria dos verdes ouvidos esta semana pela Folha. O anúncio oficial será feito amanhã, em convenção da sigla em São Paulo.
Ontem, o vice-presidente do PV, Alfredo Sirkis, disse que petistas e tucanos concordaram, em conversas separadas, com quase todas as exigências da senadora. No entanto, afirmou que isso não será "decisivo" para fechar apoio a um deles.
"Isso não é um exame de múltipla escolha, em que vence quem acertar mais questões", disse ele. "Faremos uma análise da conjuntura política. É mais complexo do que contabilizar as promessas de cada um."
Sirkis expressou descontentamento com a formalização dos compromissos por escrito. Segundo ele, as cartas enviadas ontem por PT e PSDB são "vagas e algo pífias, embora tenha havido esforço por parte de ambos para atender nossa agenda em muitos pontos".

ELOGIOS E PROMESSAS
Nos documentos, as siglas que disputam o Planalto elogiam as ideias de Marina e se comprometem com a maior parte de suas exigências.
Ambas prometem vetar a anistia a desmatadores prevista na reforma do Código Florestal. A Câmara aprovou o texto em julho, com votos de ruralistas engajados nas campanhas de Dilma e Serra.
Apesar da tentativa de agradar Marina, petistas e tucanos evitaram endossar a proposta de não erguer novas usinas nucleares após a conclusão de Angra 3. A carta do PT afirma que a ideia "exige aprofundamento". A do PSDB promete analisá-la "mais detidamente".
O documento petista é assinado pela própria Dilma. Ela se dirige à senadora em tom formal, como "prezada Marina". Na carta tucana, o presidente do partido, Sérgio Guerra, procura demonstrar intimidade com o presidente do PV, José Luiz Penna, chamado de "prezado amigo".
As cartas foram enviadas após uma rodada de conversas com Sirkis e Bazileu Margarido, assessor de Marina.
Ontem, eles receberam no Rio os serristas Xico Graziano e Aloysio Nunes Ferreira. Anteontem foi a vez de Marco Aurélio Garcia, representando Dilma, tentar convencer Marina e o PV de que o vermelho é o novo verde.
Os tucanos dizem que suas propostas são "muito próximas" dos pontos da "Agenda por um Brasil Justo e Sustentável", documento divulgado por Marina com o resumo de suas ideias.
Os petistas dizem o mesmo. "Há muita semelhança conceitual", afirma Gilney Viana, ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e coautor do programa ambiental de Dilma.

FSP, 16/10/2010, Poder, p. A19

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1610201017.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.