VOLTAR

Vencido plantio, cerca de mil índios são dispensados das usinas

Dourados Informa - www.douradosinforma.com.br
10 de Jul de 2008

Aproximadamente mil índios estão sendo dispensados das usinas da região da Grande Dourados em função do encerramento da época de plantio da cana-de-açúcar que normalmente vai de janeiro a final de maio. Essa mão de obra só será recontratada em setembro, segundo o empresário Celso Dal Lago, proprietário da Usina Dourados, na região do distrito de Itahum, no Município de Dourados.

Ele explicou que essa dispensa está prevista no contrato de trabalho e que elas não estão ocorrendo de forma aleatória. Algumas usinas que já encerraram o plantio, como a Vista Alegre, de Maracaju, por exemplo, já dispensou os trabalhadores rurais, sendo a maioria mão de obra indígena.

Duas usinas de Rio Brilhante contratam índios para o plantio; duas de Maracaju também o fazem; outras 2 de Dourados igualmente aproveitam essa mão de obra e uma de Caarapó.

Em setembro a recontratação é feita para novo plantio até o final de novembro.

Há certa preocupação com o aumento da violência nas aldeias em função dessa situação sazonal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.