Poder 360 - poder360.com.br
Autor: Vitória Quieroz
14 de Abr de 2024
Entidade assinou termo de cooperação com o governo do Mato Grosso do Sul; etnia Ofaié participou do 1o Empretec para pessoas indígenas
O Sebrae assinou um termo de cooperação com o governo do Mato Grosso do Sul para promover a capacitação de povos indígenas do Estado. A parceria contempla capacitações, ações e acesso ao mercado, entre outras iniciativas para apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo nas comunidades indígenas da região.
Um grupo de 30 mulheres da etnia Ofaié, localizada a 12 km da cidade de Brasilândia (MS), foi escolhida para participar da 1ª edição do Empretec, programa de formação de empreendedores do Sebrae, voltada exclusivamente para pessoas indígenas. Na capacitação, as artesãs da comunidade aprenderam como desenvolver o próprio negócio. A 2ª turma do Empretec Indígena será realizada com a etnia Terena, também no Mato Grosso do Sul.
A parceria terá vigência de 1 ano e pode ser prorrogada. A assinatura do termo registrou a presença do secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, e do presidente do Sebrae, Décio Lima.
"Todos sabemos que o conceito da sustentabilidade, dentro do processo econômico, permite renda e acesso à dignidade para os povos indígenas. É para levar esse paradigma que o Sebrae e o Governo do Estado [do Mato Grosso do Sul] assinam este termo. Estamos modificando a vida das pessoas para dar dignidade pelo empreendedorismo", disse o presidente do Sebrae durante a assinatura do termo.
O Estado do Mato Grosso do Sul tem a 3o maior população indígena do país, segundo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022. São mais de 116 mil, divididos em 10 etnias.
https://www.poder360.com.br/poder-empreendedor/sebrae-firma-compromisso…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.