VOLTAR

Vale e governo selam acordo para siderúrgica

FSP, Dinheiro, p. B4
04 de Mar de 2008

Vale e governo selam acordo para siderúrgica
Presidente da empresa diz que projeto e licença ambiental no Pará já devem estar liberados em 2009

Eduardo Scolese
Da sucursal de Brasília

Governo federal, Vale e governo do Pará fecharam acordo para a construção de uma nova usina siderúrgica no Estado. Ela deve ser instalada em Marabá, no sudeste paraense.
A Vale investirá cerca de R$ 5 bilhões no negócio. Ontem, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Planalto, o presidente da empresa, Roger Agnelli, disse que tanto o projeto como a licença ambiental já deverão estar liberados em meados do ano que vem.
Em entrevista após a audiência, da qual também participou, a governadora Ana Júlia (PT-PA) disse aguardar o início das obras ainda para o seu mandato, que vai até o final de 2010.
A contrapartida do governo virá por meio de obras de infra-estrutura no entorno da futura siderúrgica. Está previsto cerca de R$ 1,5 bilhão para isso, sendo a maior fatia em recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), como na construção e ampliação de ferrovias, hidrovias e portos.
A previsão é que a siderúrgica produza um volume de 2,5 milhões de toneladas de placas de aço/ano.
Parte interessada, a governadora paraense não soube dizer o número de empregos que serão gerados com a nova usina. "Além de verticalizar o minério, nós queremos enraizar o desenvolvimento", afirmou.
Já para a Vale, a nova siderúrgica vai diminuir a dependência dela com as usinas da região, que estariam envolvidas em denúncias de desmatamento ilegal e com o uso de mão-de-obra análoga à escravidão.

FSP, 04/03/2008, Dinheiro, p. B4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.