VOLTAR

UNISUL: Semana dos Povos Indígenas debate situação do índio

Universaria Brasil
09 de Abr de 2008

Os processos de ocupação dos povos indígenas ao longo dos tempos nos diferentes ambientes e a situação do índio hoje serão discutidas na próxima semana na Unisul em tubarão. Os temas farão parte da programação da terceira Semana dos Povos Indígenas: povos da floresta, povos da cidade. O evento é idealizado pelas professoras do Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (GRUPEP), Drª Deisi Farias e Me. Márcia Neu.

A programação da semana será aberta com uma mesa redonda, na segunda-feira (14/4) às 19h30min, com a participação dos professores Dr. Jaci Rocha Gonçalves e Drª Zuleica Maria Patrício Karnopp e do cacique Eduardo da Aldeia Guarani de Imaruí. Devem participar os cursos e alunos parceiros do grupo, como História, Geografia, Biologia, Agronomia, Pedagogia, Sistema de Informação, Engenharia Química e demais acadêmicos, bem como a comunidade em geral.

Entre os dias 15 e 18 no período da manhã, tarde e noite, estão marcadas as exposições e monitorias que tem como público-alvo os alunos de Educação Infantil até o Ensino Médio das escolas de Tubarão.

"Precisamos dar ênfase para essas questões que estão esquecidas em muitas escolas e na nossa sociedade", diz a professora Márcia sobre a necessidade de reforçar questões que tratem do índio, como a nossa origem e a situação desses povos. As monitorias serão feitas pelos estagiários do grupo e as vagas são limitadas. Porém cada escola terá uma hora, com cerca de 30 a 40 alunos por vez.

As inscrições devem ser feitas pelos telefones 3621-3195 e 3621-3109 ou pelo e-mail márcia.neu@unisul.br.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.