VOLTAR

Unicamp: gabarito do 1o vestibular indígena será divulgado nesta quinta-feira, diz Comvest

G1 https://g1.globo.com
04 de Dez de 2018

O gabarito oficial do primeiro vestibular indígena da Unicamp será divulgado na manhã desta quinta-feira (6), segundo a comissão organizadora do exame (Comvest). No domingo, 354 candidatos participaram do processo seletivo para 72 vagas em 27 cursos de graduação.

As repostas devem ser disponibilizadas a partir das 10h na página oficial da comissão, destacou o coordenador executivo dela, José Alves de Freitas Neto. O exame está entre as medidas implementadas a partir deste ano pela universidade estadual com objetivo de aumentar a inclusão social e a diversidade étnica e cultural. Veja como foi a aplicação da prova.

O processo em fase única foi aplicado em Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM) - cidade esta para onde o G1 viajou junto com integrantes da Comvest para acompanhar o processo seletivo histórico e produzir uma série de reportagens em parceria com a EPTV, afiliada da TV Globo. Confira detalhes abaixo.

Conteúdo
A prova foi composta por redação e 50 questões de múltipla escolha, com a seguinte distribuição: linguagens e códigos (14), ciências da natureza (12), matemática (12) e ciências humanas (12).

Segundo a Unicamp, serão desclassificados candidatos que não acertarem, no mínimo, dez questões e não obtiverem, no mínimo, cinco pontos na prova de Redação - que tem total de 25.

Temas como preconceito e modernização dos povos indígenas estão entre conteúdos abordados.Abstenção
O primeiro vestibular indígena da Unicamp teve abstenção de 41,96%. Para Alves, o índice está dentro dos parâmetros considerados a partir de outros processos seletivos para este público-alvo.

"Foi uma experiência exitosa, um resultado satisfatório. É preciso levar em consideração a dificuldade de locomoção de muitos candidatos, alguns viajaram por cinco dias", destacou.

Dez cursos mais procurados
Enfermagem (integral)
Administração (noturno)
Farmácia (integral)
Administração Pública (noturno)
Engenharia Elétrica (integral)
Pedagogia (integral)
Engenharia de Produção (integral)
Arquitetura e Urbanismo (noturno)
Engenharia Agrícola (integral)
Engenharia Elétrica (noturno)
Ciência do Esporte (integral)
Organização e datas
Nesta edição, a Unicamp reservou 23 vagas do exame tradicional para destiná-las aos estudantes indígenas. Já as outras 49, informou a universidade, foram criadas especificamente para a seleção.

Cada candidato pode assinalar duas carreiras como opção no momento da inscrição. Inicialmente, serão convocados para cada curso os estudantes que o indicarem como prioridade. Depois disso, caso as cadeiras não sejam preenchidas, a universidade convocará os demais, informou a Comvest.

O edital com todas as normas pode ser consultado no site da Comvest, onde a 1ª chamada de convocados e a lista de espera serão divulgadas pela universidade em 29 de janeiro.

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2018/12/04/unicamp-gaba…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.