VOLTAR

Unicamp divulga lista de aprovados no 1o vestibular indígena; veja nomes

G1 https://g1.globo.com/
07 de Jan de 2019

A Unicamp liberou na tarde desta segunda-feira (7) a lista de candidatos aprovados no primeiro vestibular indígena. A prova foi aplicada para 354 estudantes, em 2 de dezembro, e 68 foram convocados para preenchimento de vagas em 27 cursos de graduação. Veja os nomes.

A matrícula da 1ª chamada deve ser feita na página da comissão organizadora do processo seletivo (Comvest) em 4 de fevereiro, das 8h às 18h. Nela também consta uma lista de espera com a relação de candidatos aptos a serem convocados, caso sejam registradas desistências na matrícula.

O exame teve fase única e foi aplicado em Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM) - cidade esta para onde a reportagem do G1 viajou junto com integrantes da comissão para acompanhar de perto este processo seletivo histórico e produzir uma série de reportagens, em parceria com a EPTV, afiliada da TV Globo.

O processo seletivo está entre as medidas implementadas pela universidade estadual, a partir da edição 2019, com objetivo de aumentar a inclusão social e a diversidade étnica e cultural. Quatro vagas deixaram de ser preenchidas porque não foram atingidos os critérios de nota mínima.

A universidade previa divulgar a lista inicialmente no dia 29, mas decidiu antecipar com objetivo de facilitar o planejamento para estudos na Unicamp. Veja abaixo como foi a prova e as regras.

Convocados e próximas chamadas
De acordo com a Unicamp, entre os convocados há estudantes de 23 etnias, a maioria deles Baré, Tukano e Baniwa. Além disso, o maior percentual de aprovados é do estado do Amazonas - 36 deles de São Gabriel da Cachoeira e 11 de Manaus.

Em nota, a Comvest destacou que, caso vagas não sejam preenchidas, uma segunda chamada será realizada em 6 de fevereiro, para matrícula no dia 11, pela internet, das 8h às 18h. Já uma terceira chamada pode ocorrer no dia 13 de fevereiro, para matrícula online no dia 18, no mesmo horário.

Prova e abstenção
A avaliação foi composta por redação e 50 questões de múltipla escolha: linguagens e códigos (14), ciências da natureza (12), matemática (12) e ciências humanas (12). A universidade recebeu 610 inscrições, contudo, houve abstenção de 41,96%, índice que para a comissão organizadora pode ter refletido dificuldade de locomoção dos candidatos e confusão com fuso horário para a prova.

Segundo a Unicamp, foram desclassificados candidatos que não acertaram, no mínimo, dez questões e não obtiverem, no mínimo, cinco pontos na redação - que tem total de 25.

Dez cursos mais procurados
Enfermagem (integral)
Administração (noturno)
Farmácia (integral)
Administração Pública (noturno)
Engenharia Elétrica (integral)
Pedagogia (integral)
Engenharia de Produção (integral)
Arquitetura e Urbanismo (noturno)
Engenharia Agrícola (integral)
Engenharia Elétrica (noturno)
Ciência do Esporte (integral)

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/01/07/unicamp-divu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.