VOLTAR

UFG e Funai discutem cooperação nas atividades com os Avá-Canoeiro

Funai- http://www.funai.gov.br
06 de Ago de 2014

A Fundação Nacional do Índio e a Universidade Federal de Goiás se reuniram no último dia 28 de julho para discutir a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as instituições para viabilizar atividades de pesquisa e extensão com as comunidades indígenas dos Avá-Canoeiro. O projeto será intermediado pelo Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) e a gestão dos recursos ficará a cargo da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) da UFG.

A iniciativa surgiu do interesse da Funai em buscar parcerias para beneficiar os povos indígenas do cerrado na execução de atividades com a utilização de recursos provenientes do convênio no âmbito do processo de licenciamento da UHE Serra da Mesa. Também em conversas prévias entre a Fundação e o Iesa, foi solicitado o ingresso em terra indígena de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFG para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, com a colaboração da fundação, que possam contribuir na resistência dos Avá-Canoeiro, atualmente reduzidos em número populacional, devido aos processos históricos de colonização, violência e transferência de território que agravaram sua situação nos últimos anos.

A atuação será realizada em duas frentes de trabalho, a partir dos programas já desenvolvidos pela Funai no convênio com Furnas: o de Meio Ambiente e Etnodesenvolvimento e o de Educação e Memória, alguns dos pontos mais preocupantes relacionados à comunidade.

Convênio propõe também ações de assistência à saúde dos indígenas das comunidades Avá-Canoeiro

"A Funai está extremamente aberta para trabalhar com parcerias em prol desses povos", destacou a antropóloga da Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém-Contatados da Funai, Leila Soto-Maior, presente na reunião. Ela explicou que os Avá-Canoeiro vivem uma situação delicada, já que estão divididos em dois grupos nos Estados de Goiás e Tocantins: um vivendo no Parque do Araguaia (TO) e o outro em Minaçu (GO).

Na ocasião, também foi proposta uma cooperação mais ampla entre UFG e Funai para desenvolver planos de trabalho mais específicos para atuação nas comunidades, abrangendo as mais diversas áreas, entre elas a de saúde, uma das grandes necessidades. "A intenção das atividades é melhorar a qualidade de vida, pensando as restrições desses grupos", apontou Lorranne Gomes da Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, que trabalha com os Avá-Canoeiro desde 2008.

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/2948-ufg-e-funai…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.