VOLTAR

UEA participa de conferência sobre Empreendedorismo Indígena

Fundação do Amparo à Pesquisa do Amazonas - www.fapeam.am.gov.br
24 de Jul de 2008

O Projeto Tikuna - curso de Licenciatura Plena para Indígenas do Alto Solimões, será apresentado hoje (24), pela professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Márcia Maria Montenegro. A apresentação faz parte da programação do ciclo de debates sobre a Educação e Empreendedorismo Indígena, realizada no horário de 9h30 às 10h15, durante a Conferência sobre Empreendedorismo Indígena nas Américas, que teve início nesta terça (22), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

No horário de 10h30 às 11h45, as discussões serão em torno do Empreendedorismo Indígena e Recursos Naturais. O aluno do curso de Turismo da UEA, Dário Batista dos Santos, irá apresentar O trabalho intitulado "Técnicas de conservação de pescado: Tributo da Etnia Tukano", desenvolvido por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam).

Na sexta-feira, dia 25, a participação da Universidade também será ativa durante o evento. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPDA) da UEA, Fernando de Carvalho Dantas, será moderador da mesa redonda Propriedade Intelectual e Direito dos Povos Indígenas na Amazônia, com a participação dos professores Serguei Aily Camargo e Joaquim Shiraishi Neto. E, ainda, dos mestrandos Andrei Sicsu, Aline Alencar, Nadja Souza e Alex Justus.

Documentário

A exibição do documentário "O saber que a gente sabe: Diálogos entre Conhecimento Tradicional e Científico na Amazônia", produzido pelo PPDA/UEA, está programada para para o horário de 11h às 12h. O espaço aberto para debates contará com a participação de duas professoras da Universidade: Andréa Borghi, do PPDA, e Sandra Zanotto, do Programa de Biotecnologia e Recursos Naturais.

Conferência

A Conferência sobre Empreendedorismo Indígena nas Américas está reunindo acadêmicos, empreendedores indígenas, membros de agências governamentais, instituições multilaterais, ONGs e legisladores das Américas interessados na criação de alianças de negócios indígenas.

O evento está sendo realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, até esta sexta, dia 25, com objetivo de estabelecer contatos, compartilhar idéias e explorar oportunidades de negócios entre o público participante, discutindo assuntos, tendências e estratégias de empreendedorismo indígena.

A programação completa do evento está disponível no portal da UEA.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.