VOLTAR

Trilha do Morro do Diabo é reaberta

Fundação Florestal - http://www.fflorestal.sp.gov.br
20 de Ago de 2012

A partir do dia 10 de agosto, a Trilha do Morro do Diabo, situada no Parque Estadual Morro do Diabo, estará aberta novamente. O Morro do Diabo é a maior atração turística do município de Teodoro Sampaio e um dos principais atrativos do Pontal do Paranapanema.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, oficializa a reabertura da trilha às 10h. A solenidade contará com a presença do diretor executivo da Fundação Florestal - FF, Olavo Reino Francisco, e do vice-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, Nelson Bugalho.

O percurso de 1,2 mil metros que leva ao cume do morro, com duração de até 2 horas de caminhada, foi reestruturado e passou por melhorias como piso, drenagem, rampas, escadas e instalação de corrimões. Para ampliar a segurança dos visitantes, a reestruturação da trilha contou com a aplicação do Sistema de Gestão de Segurança (SGS-ABNT BBR 15331-Turismo de Aventura). A trilha Morro do Diabo, que faz parte do projeto Trilhas de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente, dá acesso à vista de toda a floresta e do entorno do parque.

"Essa é uma trilha importante dentro do programa de ecoturismo do governo do estado de São Paulo. É um investimento que alia preservação, conscientização ambiental e lazer. O ecoturismo é importante para o desenvolvimento sustentável regional, gerando crescimento econômico, geração de emprego e renda e preservando o meio ambiente", afirma o secretário Bruno Covas.

Entre as melhorias, foram incluídos conjunto de guarita e portal de entrada no percurso. "Além de um novo projeto de comunicação visual, otimizando a sinalização para os visitantes", comenta Helder de Faria, gestor do Parque Morro do Diabo. A obra, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal com apoio da ETH Bioenergia e do Ministério Público Estadual, contribuiu também para a valorização da paisagem ao longo da trilha e do próprio parque. As visitas à Trilha Morro do Diabo devem ser agendadas previamente e o percurso conta com acompanhamento de monitores.

Sobre o Parque Estadual Morro do Diabo

O Parque Estadual Morro do Diabo foi criado em 1941 como uma reserva, tornando-se parque apenas em 1986, com o objetivo de preservar uma das últimas áreas de floresta de planalto do país. É uma das áreas núcleos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.

A unidade abriga uma das quatro áreas de proteção com mais de 10.000 hectares de Floresta Tropical Estacional Semidecidual, que originalmente cobria parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O bom estado de conservação de sua área de quase 34 mil hectares de Mata Atlântica de interior permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, puma e onça-pintada, além de uma das espécies de primata mais ameaçada do mundo, o mico-leão-preto, que encontra no Parque refúgio para a sua maior população livre. Estima-se que no Parque haja cerca de 1,2 mil indivíduos dessa espécie.

Com relação à flora, o Parque abriga a maior reserva de Peroba Rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Além do contato direto com a natureza, o parque oferece oportunidades para educação ambiental, pesquisa científica e visitação pública de maneira responsável e sustentável.

Serviço

Parque Estadual Morro do Diabo Dias e horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Endereço: Morro do Diabo - SPV 28 - KM 11 - Teodoro Sampaio -SP CEP 19280-000 Caixa Postal - 091
Telefone para informações e agendamentos: (18) 3282-1599 - de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Site: www.fflorestal.sp.gov.br

http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=348

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.