Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável - http://semades.to.gov.br/
Autor: Gabriela Glória
20 de Ago de 2013
Para discutir a estratégia de implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) pelos órgãos estaduais de meio ambiente, representante da Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Semades) participa nesta terça-feira, 20, em Brasília (DF), da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Acompanhamento do Código Florestal. O evento é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e reúne representantes dos 11 estados que estão com o sistema de CAR em andamento.
Segundo o diretor de Políticas e Instrumentos de Gestão Ambiental da Semades, Rubens Pereira Brito, que vai representar o Tocantins na reunião, essa vai ser uma oportunidade de aprimorar os instrumentos de gestão do CAR, integrando-os ao sistema nacional. "A ideia é que haja um elo de integração dos sistemas estaduais entre si e com o sistema nacional do CAR para não correr o risco de haver duplicidade de informações", explica.
Além de apresentar um resumo do sistema CAR do Tocantins, o diretor também vai abordar outros tópicos como as exigências mínimas para inscrição, mecanismos previstos para aprovação da regularidade ambiental da propriedade rural e aprimoramento da base de imagens de satélite do CAR.
Na ocasião também serão discutidas as condições gerais para o estabelecimento dos Programas Estaduais de Regularização Ambiental (PRA's).
CAR
Em junho desse ano o governador Siqueira Campos e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinaram um contrato de doação no valor de R$ 40 milhões do Fundo Amazônia, para implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Tocantins. Com o contrato, o Estado passa a ser a primeiro a receber recursos do Fundo Amazônia com objetivo especifico de implementar o CAR.
O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico, obrigatório para todas as propriedades rurais do país, com objetivo de reunir e integrar informações relacionadas às áreas de preservação permanente, reserva legal, vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas.
http://semades.to.gov.br/noticia/tocantins-participa-de-reuniao-sobre-c…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.