VOLTAR

Tentativa de exonerar chefe de APA gera protesto no Rio

OESP, Vida, p. A14
06 de Abr de 2012

Tentativa de exonerar chefe de APA gera protesto no Rio

Cerca de 40 ambientalistas protestaram ontem em frente à Assembleia Legislativa do Rio contra a possibilidade de exoneração de Breno Herrera, chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) Guapimirim, que protege os últimos remanescentes de manguezal da Baía de Guanabara.
De acordo com ambientalistas, a motivação para a exoneração seria política e econômica, relacionada ao projeto de construção de uma hidrovia na região para permitir o transporte de equipamentos pesados do porto do Rio até o pátio de obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O empreendimento da Petrobrás está sendo construído no município de Itaboraí, a 50 km da capital carioca.
Na semana passada, Herrera foi comunicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) da destituição do cargo, mas a comoção gerada pelo assunto nas redes sociais levou o órgão a recuar em sua decisão. "Recebemos com surpresa a notícia, pois a APA Guapimirim vinha sendo considerada como um modelo de atuação ambiental, e não foi apresentada nenhuma argumentação técnica justificando a exoneração", disse Herrera.

OESP, 06/04/2012, Vida, p. A14

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,tentativa-de-exonerar-chefe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.